PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Renato Xavier Coutinho Universidade Federal de Santa Maria
  • Wendel Mombaque Santos Universidade Federal do Pampa
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa
  • João Batista Teixeira Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Robson Luiz Puntel UNIPAMPA

Resumo

O desenvolvimento científico e tecnológico gera transformações na sociedade, do mesmo modo, as práticas docentes devem ser repensadas para acompanhar essas mudanças. Assim, neste estudo buscou-se analisar as percepções de professores das escolas públicas do município de Uruguaiana-RS, sobre suas práticas educacionais. Foi aplicado um questionário com 26 questões aos professores de ciências, matemática e educação física. Participaram do estudo 48 professores. Os resultados da pesquisa indicam que os professores estão, em sua maioria, preocupados em manter atualizadas suas práticas em relação aos novos conhecimentos. Entretanto, podemos constatar que existem diversos fatores que influenciam a prática dos professores das escolas públicas de Uruguaiana, logo, a fim de que ocorra uma maior valorização da prática educativa, destacamos a importância da incorporação de diferentes abordagens de ensino para haver um avanço na qualidade do mesmo, o que pode ser facilitado com o uso da produção acadêmica voltada para a educação.

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Publicado

2012-09-16

Como Citar

Coutinho, R. X., Santos, W. M., Folmer, V., Rocha, J. B. T., & Puntel, R. L. (2012). PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(1). Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/133

Edição

Seção

Artigos Científicos

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