RESENHA DE GÊNERO E DIVERSIDADE: FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES - TEIXEIRA E MAGNABOSCO

Autores/as

  • Prisciliana Conceição da Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.927

Palabras clave:

Gênero, diversidade, educação.

Resumen

Este trabalho trata-se de uma resenha crítica do livro “Gênero e Diversidade: formação de educadoras/es” das autoras Cintia Maria Teixeira e Maria Madalena Magnabosco, publicado em 2010 pela editora Autêntica, que faz parte da série “Cadernos da Diversidade”. A obra aborda a questão de gênero e diversidade relacionada à educação e destina-se as/aos professoras/es da educação básica. Por meio da discussão de conceitos como de gênero, corpo, sexualidade e relações de gênero, as autoras objetivam realizar em seus leitores o seguinte movimento: questionarem seus conhecimentos prévios e suas práticas escolares sobre as questões de gênero, refletirem sobre a temática a partir da leitura e construírem novos conhecimentos, condizentes com a realidade da diversidade, que os levarão a uma nova prática. Para auxiliar as/os educadoras/es na aplicação de novas práticas ou no desenvolvimento de uma práxis educativa sobre gênero, as autoras propõem, em substituição à metodologia tradicional, a Metodologia Ativa, sugerindo como instrumento as oficinas.

 

Biografía del autor/a

Prisciliana Conceição da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ

Pós-graduanda em Educação e Divulgação Científica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro -IFRJ(2018).

Graduada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2015)

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

da Silva, P. C. (2018). RESENHA DE GÊNERO E DIVERSIDADE: FORMAÇÃO DE EDUCADORAS/ES - TEIXEIRA E MAGNABOSCO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 9(2), 170–174. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.927

Número

Sección

Resenha

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.