CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS DE ESPÉCIE E PLASTICIDADE FENOTÍPICA COM BASE EM UMA AULA TEÓRICO-PRÁTICA COM DUAS ESPÉCIES DE BOLDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.913

Palavras-chave:

, atividades práticas, biometria, estatística, ted talk, Lamiaceae.

Resumo

Atividades práticas podem representar um recurso metodológico facilitador no processo de ensino-aprendizagem na abordagem de conteúdos teóricos de ciências, possibilitando o despertar da curiosidade do alunado que é relevante no processo de construção e reconstrução do conhecimento. O objetivo do presente estudo foi verificar se a aplicação de um ted talk e de uma aula prática como ramos de duas espécies de boldo promoveriam a construção conhecimentos sobre os conceitos de espécie e a definição de plasticidade fenotípica em um grupo de estudantes de Ciências Biológicas. Essas atividades envolveram dois estudantes bolsistas do Programa de Educação de Tutorial (PET) que é financiado pelo Ministério de Educação e uma turma estudantes de Ciências Biológicas. Todo o processo pautou na concepção construtivista, envolvendo um pré-teste com três perguntas, um pós-testes com sete perguntas e a biometria de duas espécies congêneres pertencentes à família Lamiaceae, o Boldo Mirim (Plectranthus neochilus Schltr) e o Boldo Brasileiro (P. barbatus Andrews). Foram aplicadas metodologias simples e de baixo custo para caracterizar duas espécies de plantas: (i) áreas foliares (cm2), (ii) distâncias entre nós (cm), (iii) pesos úmido e seco (g) das folhas, para O grupo focal era composto por 17 estudantes sendo oito do gênero masculino e nove do gênero feminino, variando entre 18 e 25 anos.  Os resultados da biometria do Boldo Mirim confirmaram as diferenças entre exemplares em repostas às diferentes condições de insolação e irrigação que foram impostas. A biometria do Boldo Brasileiro confirmou a diferença entre espécies congêneres. Tais informações serviram como exemplo para as questões abordadas. A maioria das respostas do pós-teste revelaram que as atividades promovidas catalisaram o processo de construção e reconstrução do conhecimento entre os estudantes.

Biografia do Autor

Gabriel Araujo Sodré, Universidade Federal Fluminense

Licenciando de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Bolsista do ProPET Biofronteiras (MEC-SESu).

Helena Roland Rodrigues Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduanda de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Bolsista do ProPET Biofronteiras (MEC-SESu).

Luciana Tavares Perdigão, Fundação CECIERJ

Mestre em Diversidade e Inclusão, Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999), pós-graduação em Informática Aplicada pelo CEFET MG (2002) e em Design Instrucional para EAD na UNIFEI (2012). Atualmente é designer instrucional da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Neuza Rejane Wille Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( (1987), Doutora  em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI, 2017-2018). Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF desde 2013, Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019) e Líder do Grupo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica para o Ensino de Deficientes Visuais -  cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf) dentro da área de Educação). Foi vice-coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia evolutiva, evolução do sexo, educação inclusiva e deficiência visual.

Referências

BARBOSA, J. O. Investigação do papel da experimentação na construção de conceitos em eletricidade no ensino médio. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 105-122, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6881/13276 Acesso em: 08 mai. 2018.

BIRNBAUM, K. D.; ALVARADO, A. S. Slicing across kingdoms: regeneration in plants and animals. Cell, v. 132, n. 4, p. 697–710, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867408001414 Acesso em: 18 jun. 2017.

CARDOSO, G. L.; LOMONACO, C. Variações fenotípicas e potencial plástico de Eugenia calycina Cambess. (Myrtaceae) em uma área de transição cerrado-vereda. Revista Brasileira de Botânica, v. 26, n. 1, p. 131-140, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbb/v26n1/v26n1a14.pdf Acesso em: 15 mar. 2017.

COSTA, M. C. C. D. Uso popular e ações farmacológicas de Plectranthus barbatus Andr. (Lamiaceae): revisão dos trabalhos publicados de 1970 a 2003. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 8, n. 2, p. 81-88, 2006. Disponível em: http://www.sbpmed.org.br/download/issn_06/revisao.pdf Acesso em: 05 mar. 2017.

EMPINOTTI, A., BARTH, A., NIEDZIELSKI, D., TUSSET, E. A., STACHNIAK, E.; KRUPEK, R. A. Botânica em prática: atividades práticas e experimentos para o ensino fundamental. Ensino e Pesquisa, v. 12, p.52-103, 2014. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/411/315 Acesso em: 15 mar. 2017.

FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. FUNPEC, Editora. São Paulo, Ribeirão Preto, 1998. Acesso em: 05 mar. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Editora: Paz e Terra, 1987.

GOULART, A. O. F. E ELINE DECCACHE-MAIA, E. Reflexões sobre aplicação da pesquisa na sala de aula: contribuições para o ensino de ciências. Revista Ciências & Ideias, 121-138, 2017. Disponível em: http://revistascientificas.ifrj.edu.br:8080/revista/index.php/reci/article/view/634/523 Acesso em: 10 jun. 2018.

LIMA, N. R. W. O que é boldo? In: LIMA, N. R. W. (Org.). Boldo mirim em diferentes ambientes: práticas educacionais, estímulos sensoriais e construção do conhecimento. 1a. ed., Niterói: ABDIn/PERSE, v. 1, 2017, p. 11-17. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325428232_Boldo_Mirim_em_Diferentes_Ambientes_Praticas_Educacionais_Estimulos_Sensoriais_e_Construcao_do_Conhecimento Acesso em: 10 mar. 2017.

LIMA, N. R. W., SODRE, G. A. Fenótipo e espécie. Qual e a diferença? In: LIMA, N. R. W. (Org.). Boldo mirim em diferentes ambientes: práticas educacionais, estímulos sensoriais e construção do conhecimento. 1a. ed., Niterói: ABDIn/PERSE, v. 1, 2017, p. 73-85. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325428232_Boldo_Mirim_em_Diferentes_Ambientes_Praticas_Educacionais_Estimulos_Sensoriais_e_Construcao_do_Conhecimento Acesso em: 10 mar. 2017.

LIMA, N. R. W., SODRE, G. A., LIMA, H. R. R., MANCEBO, S. S. S. Plasticidade fenotípica do Boldo Mirim: teoria e potencial didático. In: LIMA, N. R. W. (Org.). Boldo mirim em diferentes ambientes: práticas educacionais, estímulos sensoriais e construção do conhecimento. 1a. ed., Niterói: ABDIn/PERSE, v. 1, 2017a, p. 38-72. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325428232_Boldo_Mirim_em_Diferentes_Ambientes_Praticas_Educacionais_Estimulos_Sensoriais_e_Construcao_do_Conhecimento Acesso em: 10 mar. 2017.

LIMA, N. R. W., SODRE, G. A., LIMA, H. R. R., PAIVA, S. R., LOBAO, A. Q., COUTINHO, A. J. Plasticidade fenotípica. Revista de Ciência Elementar, v. 5, n. 2, p. 1-7, 2017b. Disponível em: https://rce.casadasciencias.org/rceapp/art/2017/017/ Acesso em: 30 out. 2017.

LIMA, N. R. W., SODRE, G. A., LIMA, H. R. R.; MANCEBO, S. S. S., CAMPOS. L. V., GIBSON, A., SOUZA, V., COUTO, W., GIACOMO, L. NARCIZO, A., LOBAO, A. Q., DELOU, C. M. C. The Efficacy of a practical activity in the construction of knowledge of the concepts of species and phenotypic plasticity using the boldo mirim (Plectranthus neochilus Schltr). Creative Education, v. 8, n. 13, p. 2036-2048, 2017c. Disponível em: https://file.scirp.org/pdf/CE_2017101714215128.pdf Acesso em: 30 nov. 2017.

LUKHOBA, C. W., SIMMONDS, M. S. J., PATON, A. Review Plectranthus: a review of ethnobotanical uses. Journal of Ethnopharmacology, v. 103, n. 2, p. 1–24, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/7478123_Plectranthus_A_review_of_ethnobotanical_uses Acesso em: 30 mar. 2017.

MATTHEWS, M. Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n.3, p.270-294.2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6761/6229 Acesso em: 05 mar. 2017.

PACIULLO, D. S. C.; CAMPOS, N. R.; GOMIDE, C. A. M., CASTRO, C. R; TAVELA, R. C.; ROSSIELLO, R. O. P. Crescimento de capim-braquiária influenciado pelo grau de sombreamento e pela estação do ano. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, n. 10, p.917-923, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pab/v43n7/17.pdf Acesso em: 25 abr. 2017.

PERIUS, A., HERMEL, E. E., CARINE KUPSKE, C. As concepções de experimentação nos trabalhos apresentados nos encontros nacionais de ensino de biologia (2005-2012). Revista da SBEnBio, n. 7, p. 278-287, 2014. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0423-1.pdf Acesso em: 03 mar. 2017.

PRIGOL, S., GIANNOTTI, S. M. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. In: 1o. Simposio Nacional de Educação, XX Semana de Pedagogia, p. 12, 2008. Cascavel, Anais... Cascavel, UNIOESTE, 2008. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5923_11092017230912.pdf Acesso em: 03 mar. 2017.

RODRIGUES, M. A. E KERBAUY, G. B. Meristemas: fontes de juventude e plasticidade no desenvolvimento vegetal. Hoehnea, v. 36, n. 4, 525-549, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hoehnea/v36n4/v36n4a01.pdf Acesso em: 20 jun. 2017.

ROSAL L. F., PINTO J. E. B. P., BRANT R. S. Produção de biomassa e óleo essencial de Plectranthus neochilus Schlechter cultivado no campo sob níveis crescentes de adubo orgânico. Pesquisa Aplicada e Agrotecnologia, v. 2, n. 2, p. 39-44, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rceres/v58n5/v58n5a20.pdf Acesso em: 03 mar. 2017.

ROSAL, L. F., PINTO, J. E. B., BERTOLUCCI, S. K. V., BRANT, R. S., NICULAU, E. S., PERICLES BARRETO ALVES, P. B. Produção vegetal e de óleo essencial de boldo pequeno em função de fontes de adubos orgânicos. Revista Ceres, v. 58, n. 5, p. 670-678, 2011. Disponível em: http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/article/view/3677/1547 Acesso em: 03 mar. 2017.

ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 195-208, 2000. Acesso em: 06 mar. 2017.

SARKAR, S. From the reaktionsnorm to the adaptive norm: the norm of reaction, 1909-1960. Biology and Philosophy, v. 14, p. 235-252, 1999. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.700.901&rep=rep1&type=pdf Acesso em: 03 mar. 2017.

SCHEINER, S. M. Genetics and evolution of phenotypic plasticity. Annual Review of Ecology and Systematic, v. 24, p. 35-68, 1993. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/229196063_Genetics_and_Evolution_of_Phenotypic_Plasticity Acesso em: 03 mar. 2017.

SOARES, R. M.; BAIOTTO, C. R. Aulas práticas de biologia: suas aplicações e o contraponto desta prática. Revista Dialogus, v. 4, n. 2, p. 53-68, 2015. Disponível em: http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Revista/article/view/2688 Acesso em: 03 mar. 2017.

SILVA, L. H. A., ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P., ARAGÃO, R. M. R. Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. São Paulo: UNIMEP/CAPES, p. 120-153, 2000.

VERÍSSIMO, A.; PEDROSA, A.; RIBEIRO, R. Ensino experimental das ciências - (re)pensar o ensino das ciências. Porto, Depto. de Ensino Secundário. Ministério da Educação de Portugal, p. 07-08, 2001. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Secundario/Documentos/Programas/CE_Programa/publicacoes_repensar.pdf Acesso em: 03 out. 2017.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Relato de Experiência