CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE PLASTICIDADE FENOTÍPICA DO BOLDO BRASILEIRO QUANTO AO CRESCIMENTO E À REPRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1172Palavras-chave:
aula teórico-prática, planta, adubos, luz solar, Plectranthus barbatus.Resumo
A plasticidade fenotípica é a capacidade de um genótipo expressar diferentes fenótipos em função do ambiente. O objetivo do presente estudo foi promover a coconstrução do conhecimento sobre a plasticidade fenotípica de plantas em uma turma de Engenharia Agrícola e Ambiental, aplicando duas aulas teórico-práticas com duas horas cada. Quarenta estacas apicais do Boldo-Brasileiro (Plectranthus barbatus Andrews) cresceram nas seguintes condições: i) cerca de 40 dias de cultivo; ii) sob 10%, 30%, 50% ou 100% de insolação; iii) em solos que diferem quanto ao tipo de adubo [(solo 1) húmus de minhoca + esterco bovino na proporção de 1:1 ou (solo 2) composto vegetal + esterco avícola na proporção de 1:3)]. Após aula expositiva de 30 minutos sobre plasticidade fenotípica em plantas, os 48 estudantes realizaram a biometria dos ramos principais do Boldo-Brasileiro para acessar comprimento, número de folhas, área foliar e número de brácteas nas inflorescências. Somente nas condições de maiores insolação o boldo expressou inflorescência. Ele expressou mais folhas quando cultivado no solo tipo 2 a 50% de insolação. O solo tipo 2 e a insolação de 10% favoreceu o crescimento em altura. As distâncias entre nós foram menores para os maiores graus de insolação e solo tipo 1. A área foliar foi maior para os menores graus de insolação e solo tipo 2. As fotos das plantas realizadas pelos estudantes, as comparações que estes fizeram para os resultados biométricos, as redações realizadas em grupo e seus relatos obtidos durante a roda de conversa revelaram que estes coconstruíram seus conhecimentos sobre estratégia fisiológica das plantas frente às variáveis ambientais. As interações entre professor, mediadora e estudantes estabelecidas durante as duas aulas teórico-práticas atingiram o que havia sido proposto. Assim, todo processo serviu como metodologia que pode auxiliar na desburocratização do ensino de Ciências.
Referências
ALMEIDA, Silvia Mara Zanela; SOARES, Angela Maria; CASTRO, EVARISTO, Mauro; VIEIRA, Carlos Vieira; GAJEGO, Evandro Bordignon. Alterações morfológicas e alocação de biomassa em plantas jovens de espécies florestais sob diferentes condições de sombreamento. Ciência Rural, v. 35, n. 1, p. 62-68, 2005.
BARDIN, L. 1977. Análise de conteúdo. Edições 70, Lisboa: Editora, Lisboa.
BARTHÉLÉMY, Daniel; CARAGLIO, Yves. Plant architecture: a dynamic, multilevel and comprehensive approach to plant form, structure and ontogeny. Annals of Botany, v. 99, n. 3, p. 375-407, 2007.
EMPINOTTI, Alexandre; BARTH, Angelita; NIEDZIELSKI, Daiane; TUSSET, Eduardo Antônio; STACHNIAK, Evelyn; KRUPEK, Rogério Antônio. Botânica em prática: atividades práticas e experimentos para o ensino fundamental. Revista Ensino e Pesquisa, v.12 n. 02, p.52-103, 2014.
ESTEVES, Fernanda Cópio; ABDALA-MENDES, Marta Ferreira. Em busca de uma formação mais crítica: uma análise do enfoque cts/ctsa em livros didáticos de ciências de nono ano do ensino fundamental (PNLD 2014). Revista Ciências e Ideias, v. 8, n. 1, 103-117, 2017.
FUTUYMA, Douglas Joe. Biologia Evolutiva. Ribeirão Preto, 631p. 2003.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
LIMA, Neuza Rejane Wille Lima. Boldo Mirim em diferentes ambientes: práticas educacionais, estímulos sensoriais e construção do conhecimento. 1a. edição, Niterói: ABDIn/PERSE, 2017.
LIMA, Neuza Rejane Wille Lima. Espécies e plasticidade fenotípica de plantas: estratégias de ensino através das práticas do ProPET Biofronteiras da UFF. 1a. edição, Niterói: ABDIn/PERSE, 2019.
LIMA, Neuza Rejane Wille Lima; SODRÉ, Gabriel Araujo; LIMA, Helena Roland Rodrigues, PAIVA, Selma Ribeiro, LOBÃO, Adriana Quintela, COUTINHO, Ana Joffily. Plasticidade fenotípica. Revista Ciência Elementar, v. 5, n. 2, p. 17-24, 2017a.
LIMA, Neuza Rejane Wille; SODRÉ, Gabriel Araujo; LIMA, Helena Roland Rodrigues; MANCEBO, Sueli Soares de Sá, CAMPOS, Luana Vieira; GIBSON, Anna, SOUZA, Victória; COUTO, Wladimir; DI GIACOMO, Lívia, NARCISO, Amanda; LOBÃO, Adriana Quintella; DELOU, Cristina Maria Carvalho. The efficacy of a practical activity in the construction of knowledge of the concepts of species and phenotypic plasticity using the Boldo Mirim (Plectranthus neochilus Schltr.). Creative Education, v. 8, n. 13, p. 2036-2048, 2017b.
LUKHOBA, Catherine W., SIMMONDS, Monique S. J.; PATON, Alan J. Plectranthus: A Review of ethnobotanical Uses. Journal of Ethnopharmacology, v. 103, n. 1, p. 1-24, 2006.
MAIA, Sandra SelySilveira. Influência da adubação orgânica e mineral no cultivo do bamburral (Hyptissua veolens (L.) Poit.)(Lamiaceae). Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v. 3, n. 4, p. 321-326, 2008.
NASCIMENTO, Manoel Euclides; PINTO, José Eduardo Brasil Pereira; SILVA Jr., Jessé Marques; CASTRO, Evaristo Mauro. Plasticidade foliar e produção de biomassa seca em Copaife ralangsdorffii Desf. cultivada sob diferentes espectros de luz. Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 57, n. 1, p. 41-48, 2014.
PAGANINI, Paula; JUSTI, Rosária; MOZZER, Nilmara Braga. Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem. Ciência e Educação, v. 20, n. 4, p. 1019-1036, 2014.
ROSAL L. F., PINTO J. E. B. P., BRANT R. S. Produção de biomassa e óleo essencial de Plectranthus neochilus Schlechter cultivado no campo sob níveis crescentes de adubo orgânico. Pesquisa Aplicada e Agrotecnologia, v. 2, n. 2, p. 39-44, 2009.
ROSAL, L. F.; PINTO, J. E. B. P.; BERTOLUCCI, S. K. V.; BRANT, R. S.; NICULAU, E. S.; ALVES, P. B. Produção vegetal e de óleo essencial de boldo pequeno em função de fontes de adubos orgânicos. Revista Ceres, v.50, n.5, p. 670-678, 2011.
SOARES, Raquel Madeira; BAIOTTO, Cléia Rosani. Aulas práticas de biologia: suas aplicações e o contraponto desta prática. Revista Dialogus, v. 4, n. 2, p. 53-68, 2015.
SODRÉ, Gabriel Araujo; FERAH, Paula Cardoso; LIMA, Helena Roland Rodrigues; CAMPOS, Luana Vieira; DELOU, Cristina Maria Carvalho; LIMA, Neuza Rejane Wille. Phenotypic plasticity of Boldo Mirim (Plectranthus neochilus Schlechter) within reach of children from second degree of elementary school. Creative Education, v. 9, n. 9, p. 1359-1376, 2018.
SODRÉ, Gabriel Araujo; LIMA, Helena Roland Rodrigues; PERDIGÃO, Luciana Tavares; LIMA, Neuza Rejane Wille. Construção de conceitos biológicos de espécie e plasticidade fenotípica com base em uma aula teórico-prática com duas espécies de boldo. Revista Ciências e Ideias, v. 10, n. 1, p. 118-136, 2019.
SOUZA, Jacimar Luis. Agricultura Orgânica. Volume III Vitória, ES, Tecnologias para a produção de alimentos saudáveis. 2015.
TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo. Plant Physiology. 3a. Edição, Sinauer Associates Publishers, Sunderland, Massachusetts, 2003.
TAIZ, Lincoln; ZEIGER, Eduardo; MØLLER, Ian Max; MURPHY; Angus. Fisiologia e Desenvolvimento Vegetal. 6ª. Edição, Editora Artmed, Porto Alegre, RS, 2017.
TEIXEIRA, Nádia França. Metodologias de pesquisa em educação: possibilidades e adequações. Caderno Pedagógico, v. 12, n. 2, p. 7-17, 2015.
TEIXEIRA, Paulo César; DONAGEMMA, Guilherme Kangussu; TEIXEIRA, Ademir Fontana Wenceslau Geraldes. Manual de Métodos de Análise de Solo. 3ª edição. Embrapa Brasília, DF 2017.
VIA, Sara Richard; GOMULKIEWICZ, Richard; DEJONG, Gerdien; SCHEINER, Samuel M.; SCHLICHTING, Carl D.; VAN TIENDEREN, Peter H. Adaptive phenotypic plasticity: consensus and controversy. Trends in Ecology and Evolution, v. 10, n. 5, p. 212-217. 1995.
VIA, Sara. Adaptive phenotypic plasticity: target or by-product of selection in a variable environment. The American Naturalist, v. 142, n. 2, p. 352-365. 1993.
VIEIRA, R. C. Anatomia da folha de Bauhinia radiata em diferentes ambientes. Arquivos de Biologia e Tecnologia, v. 38, n. 1, p. 63-107, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luana Vieira Campos, Helena Roland Rogrigues Lima, Paula Cardoso Ferah, Luciana Tavares Perdigão, Neuza Rejane Wille Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).