CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE PLASTICIDADE FENOTÍPICA DO BOLDO BRASILEIRO QUANTO AO CRESCIMENTO E À REPRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1172

Palavras-chave:

aula teórico-prática, planta, adubos, luz solar, Plectranthus barbatus.

Resumo

A plasticidade fenotípica é a capacidade de um  genótipo expressar diferentes fenótipos em função do ambiente. O objetivo do presente estudo foi promover a coconstrução do conhecimento sobre a plasticidade fenotípica de plantas em uma turma de Engenharia Agrícola e Ambiental, aplicando duas aulas teórico-práticas com duas horas cada. Quarenta estacas apicais do Boldo-Brasileiro (Plectranthus barbatus Andrews) cresceram nas seguintes condições: i) cerca de 40 dias de cultivo; ii) sob 10%, 30%, 50% ou 100% de insolação; iii) em solos que diferem quanto ao tipo de adubo [(solo 1) húmus de minhoca + esterco bovino na proporção de 1:1 ou (solo 2) composto vegetal + esterco avícola na proporção de 1:3)]. Após aula expositiva de 30 minutos sobre plasticidade fenotípica em plantas, os 48 estudantes realizaram a biometria dos ramos principais do Boldo-Brasileiro para acessar comprimento, número de folhas, área foliar e número de brácteas nas inflorescências. Somente nas condições de maiores insolação o boldo expressou inflorescência. Ele expressou mais folhas quando cultivado no solo tipo 2 a 50% de insolação. O solo tipo 2 e a insolação de 10% favoreceu o crescimento em altura. As distâncias entre nós foram menores para os maiores graus de insolação e solo tipo 1. A área foliar foi maior para os menores graus de insolação e solo tipo 2. As fotos das plantas realizadas pelos estudantes, as comparações que estes fizeram para os resultados biométricos, as redações realizadas em grupo e seus relatos obtidos durante a roda de conversa revelaram que estes coconstruíram seus conhecimentos sobre estratégia fisiológica das plantas frente às variáveis ambientais. As interações entre professor, mediadora e estudantes estabelecidas durante as duas aulas teórico-práticas atingiram o que havia sido proposto. Assim, todo processo serviu como metodologia que pode auxiliar na desburocratização do ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Luana Vieira Campos, Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense

Licencianda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense, Bolsista do ProPET Biofronteiras da Universidade Federal Fluminense.

Helena Roland Rogrigues Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do curso de Pós-graduação em Ecologia e Evolução, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ex-bolsista  do ProPET Biofronteiras da Universidade Federal Fluminense.

Paula Cardoso Ferah, Faculdades Maria Thereza (FAMATH)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdades Maria Thereza, ex-colaboradora do ProPET Biofronteiras da Universidade Federal Fluminense.

Luciana Tavares Perdigão, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e membro da comissão de atendimento ao aluno com necessidade educacional especial do Consórcio Cederj.

Mestre em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense com pesquisa sobre a audiodescrição no ensino superior a distância. Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999), pós-graduação em Informática Aplicada pelo CEFET MG (2002), em Design Instrucional para EAD na UNIFEI (2012) e em Tradução Audiovisual Acessível - Audiodecrição pela UECE (2018). Atualmente é designer instrucional da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e membro da comissão de atendimento ao aluno com necessidade educacional especial do Consórcio Cederj.

Neuza Rejane Wille Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( (1987), Doutora  em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI, 2017-2018). Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF desde 2013, Presidente da Associação Brasileira em Diversidade e Inclusão (ABDIn 2015-2019) e Líder do Grupo de Pesquisa NDVIS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, Produtos e Inovação Tecnológica para o Ensino de Deficientes Visuais -  cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf) dentro da área de Educação). Foi vice-coordenadora e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF) (2015-2018). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada e Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia evolutiva, evolução do sexo, educação inclusiva e deficiência visual.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

Campos, L. V., Lima, H. R. R., Ferah, P. C., Perdigão, L. T., & Lima, N. R. W. (2020). CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE PLASTICIDADE FENOTÍPICA DO BOLDO BRASILEIRO QUANTO AO CRESCIMENTO E À REPRODUÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 11(1), 282–297. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i1.1172

Edição

Seção

Relato de Experiência