CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL SOBRE A BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DO ENSINO E DA MÍDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1254

Palavras-chave:

ensino, nuvens de palavras, questionário

Resumo

O conhecimento sobre a relação entre as ações da biotecnologia e da conservação ambiental torna-se essencial na formação de estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental porque este envolve importantes implicações econômicas, sociais e éticas. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento de estudantes de uma turma de primeiro período de um curso de Engenharia Agrícola e Ambiental sobre a importância da Biotecnologia na produção agrícola e na preservação do ambiente, avaliando-se, também, a eficácia da palestra. Foram aplicados dois questionários intercalados pela apresentação da palestra intitulada “Biotecnologia, Engenharia Agrícola e Ambiente”, que teve duração de 30 minutos e expôs 26 projeções com 10 diagramas e textos curtos. Os resultados indicaram que os 50 estudantes que participaram da pesquisa (21 do gênero feminino e 29 do gênero masculino, com idades variando entre 17 e 30 anos, que resulta numa média = 20,3 ± 2,6). Em torno de 90% sabiam sobre impactos positivos e negativos da Biotecnologia, à exceção das questões de saúde, como a existência de alergias a produtos transgênicos. Foi demonstrado que esses conhecimentos eram advindos de aulas assistidas no Ensino Médio e de informações veiculadas pela mídia, tais como internet, jornais e revistas. Essas fontes do conhecimento, entretanto, não lhes forneceram informações sobre a origem da Biotecnologia na sociedade humana. Uma análise qualitativa indicou que os estudantes demonstram interesse pelo tema, uma vez que foi relatado que as atividades realizadas foram importantes para aprimorar sua formação profissional.

Biografia do Autor

Sueli Soares de Sá Mancebo, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda da Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia

Neuza Rejane Wille Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professora Titular da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE e orientadora na Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia

Referências

ALVES, Jussara Bernardo. Biotecnologia e meio ambiente: representações sociais de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia). Universidade de Mogi das Cruzes, SP, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=98928 Acesso em 22 jun 2019.

BONIS, Marcos de; COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Educação em biossegurança e bioética: articulação necessária em biotecnologia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 6, p. 2107-2114, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v14n6/17.pdf Acesso em 22 jun 2019.

CANHOS, Vanderlei Perez; MANFIO, Gilson Paulo. Recursos Microbiológicos para Biotecnologia. RedeTec, Campinas, 2010. Disponível em: https://www.redetec.org.br/wp-content/uploads/2015/02/mct_recursos_biologicos.pdf Acesso em 22 jun 2019.

CAVAGNOLI, Sônia Regina; SOARES, Maria Amélia Menck. Desmistificando a biotecnologia. Unioeste, 2007. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sonia_regina_cavagnoli.pdf Acesso em 25 ago 2020.

FERRO, Emer Suavinho. Translational Biotechnolgy: hemopressin and other intracellular peptides. Estudos Avançados, v. 24, n. 70, p. 109-121, 2010.

GEBAUER, Anne B.; PRICE, T. Douglas. Foragers to Farmers: an introduction. Transitions to Agriculture in Prehistory. (A. B. Gebauer, T. D. Price, Eds.). Madison, Prehistory Press, 1992, p. 1-10. Tradução de Jairo Henrique Rogge.

GUSMÃO, Alexandre Oliveira de Meira; SILVA, Antônio Rodrigues da; MEDEIROS, Osvaldo, Mauro. A biotecnologia e os avanços da sociedade. Biodiversidade, v. 16, n. 1, p. 135-154, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/4979 Acesso em 22 jun 2019.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. Ática, São Paulo: USP, 2008.

MALAJOVICH, Maria Antônia Muñoz de. O ensino de Biotecnologia. 1ª. Edição, Bteduc, 2017. Disponível em: https://bteduc.com/livros/Ensino_de_Biotecnologia_2017.pdf. Acesso em 22 jun 2019.

MORÁN, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Ciência da Informação, v. 26, n. 2, e8, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006 Acesso em 22 jun 2019.

MORELLO, Célia; COLLET, Sandra Aparecida de Oliveira. Os agrotóxicos e sua influência no meio ambiente e na saúde humana. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_bio_artigo_celia_morello.pdf. Acesso 22 jun 2019.

PEDRANCINI, Vanessa Daiana; CORAZZA-NUNES, Maria Júlia; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas; RIBEIRO, Alessandra Claudia. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, 299-309, 2007. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART5_Vol6_N2.pdf Acesso 22 jun 2019.

PINHEIRO, João Paulo Silva; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; SALMITO-VANDERLEY, Carminda Sandra Brito. Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 776-792, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8361/6566 Acesso 22 jun 2019.

PRADO, Isabel Cristina de Oliveira Melo do; FIGUEIREDO, Josiane Aparecida Gomes Prática e reflexões sobre a biotecnologia no terceiro ano do ensino médio do CERP – Morretes/PR. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2018. v. 1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_bio_unespar-paranagua_isabelcristinadeoliveiramelodoprado.pdf Acesso 22 jun 2019.

RAMOS, Márcio Viana; MELO, Dirce Fernandes; SILVA, André Luís Coelho da (Org.) Biotecnologia: a ciência, o bacharelado, a demanda socioeconômica, Fortaleza, CE, Imprensa Universitária, 2017. p. 116.

SANTANA, E. B.; FERNANDES, S. S.; SOUZA, C. R. T. de. Impactos do uso de experimentos de baixo custo no ensino de genética em colégios de ensino médio. Revista Ciências e Ideias, v. 8, n. 2, p. 42-56, 2017. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/682/518 Acesso 22 jun 2019.

SCHENBERG, Ana Clara Guerrini. Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável. Estudos Avançados, v. 24, n. 70, p. 1-17, 2010.

SILVA, Luiz Hildebrando Pereira da. Ciências biológicas e biotecnologia realidades e virtualidades. São Paulo Perspectivas, v. 14, n. 3, p. 60-67, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000300011&script=sci_abstract Acesso 22 jun 2019.

SILVEIRA, José Maria da. Avaliação das potencialidades e dos obstáculos à comercialização dos produtos de biotecnologias no Brasil. Programa de Biotecnologia e recursos Genéticos – Relatório Técnico ao Mistério de Ciência e tecnologia, 2002. Disponível em: https://www.redetec.org.br/wp-content/uploads/2015/02/mct_potencialidades.pdf Acesso 20 jun 2019.

UFF, 2019. Engenharia Agrícola e Ambiental. Disponível em: http://www.uff.br/?q=curso/engenharia-agricola-e-ambiental/12728/bacharelado/niteroi Acesso 15 maio 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Relato de Experiência