CORPO DOCENTE DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA DO NORDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2383Palavras-chave:
Pós-graduação em ensino, MNPEF, Professores de FísicaResumo
O trabalho traça o perfil quanto ao sexo e à formação acadêmica do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) que atua nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Apresenta-se a diversidade de formação dos docentes em um programa de Ensino que reúne doutores de diferentes áreas da Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos CV Lattes de todos os professores credenciados como permanentes e colaboradores nos polos das regiões estudadas. Como resultado verificou-se que o corpo docente é majoritariamente masculina e grande parte têm formação em Física e áreas afins no doutorado. São tecidas discussões sobre a questão da baixa representatividade de mulheres no corpo docente do MNPEF e sobre a sua formação acadêmica, evidenciando as diversas áreas de conhecimento que estão presentes nos polos analisados. Procurou-se também investigar se poderia existir alguma relação entre a área de formação dos docentes e a quantidade de orientações concluídas em um polo representativo de cada região. Não foi possível indicar nenhuma previsão ou alguma relação específica entre estes pontos de investigação, mas verificou-se que o docente com o maior número de orientações concluídas em ambos os polos tem formação em Educação. Indica-se para esta questão a necessidade de mais estudos.
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