TEACHING STAFF OF THE NATIONAL PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE IN PHYSICS TEACHING IN THE NORTHEAST AND MIDWEST OF BRAZIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2383

Keywords:

Postgraduate degree in teaching, MNPEF, Physics Teachers

Abstract

The paper traces the profile regarding gender and academic training of the teaching staff of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF) that works in the Northeast and Central-West regions of Brazil. The diversity of teacher training is presented in a teaching program that brings together doctors from different areas of Physics. This is a qualitative research based on documentary analysis of CV Lattes from all teachers accredited as permanent and collaborators of the regions studied. As a result, it was found that the teaching staff is mostly male, and most of them have doctorate degrees in physics and related areas. Discussions are held on the issue of the low representation of women in the MNPEF teaching staff and about your academic training, highlighting the different areas of knowledge that are present in the centers analyzed. We also sought to investigate whether there could be any relationship between the area of teacher training and the number of orientations completed at a representative center in each region. It was not possible to indicate any prediction or any specific relationship between these points of investigation, but it was found that the teacher with the highest number of orientations completed in both centers has a background in education. This issue indicates the need for further studies.

Author Biographies

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física geral e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). É discente do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na orientação da Professora Deise Miranda Vianna. Possui Pós-Doutorado (2016) e Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica, no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É docente permanente credenciada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 59 e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ambos da UFAC. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da UFAC. Já coordenou importantes programas relacionados à formação inicial e continuada de professores de física: três edições do PIBID de Física (2017-2018; 2018-2020; 2020-2022), e dois mandatos do MNPEF/Polo 59 (2018-2020; 2020-2022), atuando também como membro do Conselho do MNPEF (2022). Compõem o corpo editorial da revista A Física na Escola (FnE), como Editora Adjunta. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e de extensão na área de ensino de física ou ciências, relacionados diretamente aos temas: jogos didáticos, ensino para estudantes com deficiência visual e mulheres nas ciências; bem como a formação inicial e continuada de professores de física ou ciências.

Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participou como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física-UFRJ e atualmente da Residência Pedagógica(2023 - ). Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS.

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Published

2024-01-31

How to Cite

Santos, B. M., & Vianna, D. M. (2024). TEACHING STAFF OF THE NATIONAL PROFESSIONAL MASTER’S DEGREE IN PHYSICS TEACHING IN THE NORTHEAST AND MIDWEST OF BRAZIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152383. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2383

Issue

Section

Artigos Científicos