ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Joao Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lucilene Baccon Mestranda Em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS
  • Regis Alexandre Lahm PUCRS

Palavras-chave:

interação, força, aprendizagem significativa, unidade de aprendizagem, evolução conceitual

Resumo

Este artigo relata um experimento metodológico no ensino de Física, utilizando múltiplos recursos didáticos em uma Unidade de Aprendizagem, envolvendo alunos do 9º ano, tendo com tema a força como interação. A proposta foi baseada na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel et al. (1980), proporcionando atividades potencialmente significativas e avaliando a evolução conceitual nos alunos. A investigação utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário inicial, um intermediário e outro final, bem como anotações diárias dos diálogos com os alunos. Observou-se evolução nos aspectos cognitivos relacionados à aprendizagem conceitual, além de melhoria na autonomia e autoconfiança dos alunos.

Biografia do Autor

Joao Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado em Enseñanza de las Ciencias (PUC/Chile), Doutorado em Engenharia, na área de Metrologia e Instrumentação (LABMETRO/UFSC), Mestrado em Educação (PUCRS/FACED), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS/FACED), Especialista em Psicossomática (FACIS/SP), Licenciado em Física (PUCRS/FAFIS), Bacharel em Filosofia (UNISUL/SC), Técnico em Eletrônica (IM/SP), Técnico em Análises Clínicas (CSA/RS). Professor titular da Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atua na formação de graduação e pós-graduação de professores de Física. Atuou em estudos interdisciplinares e cursos de pós-graduação envolvendo a saúde física e psíquica junto à Sociedade Brasileira de Psicooncologia Regional Sul e Associação Brasileira de Medicina Psicossomática Regional Sul, nas áreas de Física e Psicologia, Psicooncologia, Transdisciplinaridade e Psicossomática. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física GPEF, é professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática EDUCEM.

Lucilene Baccon, Mestranda Em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Professora de Física. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Regis Alexandre Lahm, PUCRS

Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela Universidade Federal doRio Grande do Sul. Professor permanente do PPGEDUCEM da Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-09-13

Edição

Seção

Relato de Experiência