APLICATIVOS PARA TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Miguel da Camino Perez PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900
  • Lori Viali PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900
  • Regis Alexandre Lahm PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação estão sendo cada vez mais utilizadas no cotidiano da sala de aula, o que vem aproximando a escola do mundo no qual o estudante vive. Recursos computacionais como simuladores auxiliam no Ensino de Física por facilitarem a visiualização de conceitos abstratos e por tornarem a prática escolar lúdica e mais interativa. No intuito de atingir a realidade do aluno, é importante trazermos para a escola tecnologias com as quais ele trabalha diariamente; dessas, destacamos os tablets e os smartphones. Neste artigo buscou-se realizar um levantamento dos principais aplicativos para dispositivos móveis de caráter educacional na área de Física, com o objetivo de dar suporte ao professores dessa disciplina que pretendem inovar a sua prática docente.

Biografia do Autor

Miguel da Camino Perez, PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado em Física pela PUCRS. Leciona as disciplinas de Physical Science, Chemistry e Physics na Panamerican School of Porto Alegre . Tem interesse pontual na área de Tecnologia aplicada ao Ensino de Física.

Lori Viali, PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura curta (Convênio PREMEN/MEC/UFRGS) em 1974, licenciatura plena em 1977 e bacharelado em 1979. Especialização em "Formação de Pesquisadores" pela PUCRS em 1984. Pós Graduação pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com mestrado em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) em 1991 e doutorado em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial) em 1999. Fez Doutorado Sanduíche no Departamento de Engenharia Industrial da USF (University of South Florida) em 1993/94. Atualmente é professor adjunto (20 horas) do Instituto de Matemática, Departamento de Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular (30 horas) da FAMAT (FAculdade de Matemática), Departamento de Estatística, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor permanente do PPGEDUCEM (Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação em Matemática e Ciências). É parecerista do Grupo A editora, tradutor e revisor técnico de obras da área de Ciências Sociais e Exatas. Tem experiência nas áreas de Estatística, Probabilidade, Pesquisa Operacional, Metodologia da Pesquisa e História da Estatística e da Probabilidade. Atua nas linhas de pesquisa: Ensino de Estatística, Probabilidade e Matemática, História da Estatística e da Probabilidade, Ensino com Recursos Computacionais, Ensino de Estatística e Probabilidade com a Planilha.

Regis Alexandre Lahm, PUCRS – Programa de Pós - graduação em Educação em Ciências e Matemática, Av Ipiranga, 6681, Prédio 10 – Partenon – Porto Alegre/RS – CEP 90619 – 900

Possui Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor dedicação exclusiva - DE, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, cartografia, sensoriamento remoto, sequestro de carbono e estimativa de taxas de sedimentação em lagos e lagoas e modelagem de circulação hídrica. Ministra as disciplinas de Cartografia, princípios de fotogrametria, sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica na graduação dos cursos de Geografia e Engenharia Civil. É professor pesquisador do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, onde desenvolve pesquisa de monitoramento de vazamento de co2 através de sensoriamento remoto em campos petrolíferos. Atualmente é professor permanente do PPGEDUCEM da Faculdade de Física da PUCRS. É credenciado no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior INEP/MEC e também membro do Sistema de Consultoria Ad Hoc da CAPES. Nos últimos dez anos publicou trinta e nove artigos em periódicos qualificados e oito capítulos de livros.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

Perez, M. da C., Viali, L., & Lahm, R. A. (2015). APLICATIVOS PARA TABLETS E SMARTPHONES NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 154–173. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/426

Edição

Seção

Relato de Experiência