GEOPROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS PARA ANALISAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Talita Sganderla Chesini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Everton Luis Luz de Quadros Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

A complexidade do cenário mundial contemporâneo orienta repensar o ensino através de indispensável eficiência de políticas públicas. Assim, a pesquisa relatada neste artigo justifica-se pois trata da utilização de técnicas de geoprocessamento para verificar a possibilidade de subsidiar a tomada de decisão mediante análise geoespacial no âmbito da educação. A investigação foi realizada em duas etapas, sendo que a primeira delas teve caráter quantitativo e a segunda etapa teve caráter qualitativo. Na proposição do trabalho foram usados dados alfanuméricos estatísticos do Enem, do PIB e do Idese e dados geográficos do Rio Grande do Sul, subdividido em mesorregiões do IBGE. A espacialização dos dados ocorreu com auxílio do software ArcGIS®. As considerações promovidas fornecem uma ideia das potencialidades ao se combinar geoprocessamento e interpretação visual de imagens, resultando em benefícios à gestão de políticas públicas em educação.

Palavras-chave: tecnologias; âmbitos educacionais; geoprocessamento; Rio Grande do Sul; tomada de decisão.

Biografia do Autor

Talita Sganderla Chesini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bióloga (PUCRS), Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS) e graduanda em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (PUCRS).

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bióloga (PUCRS), Mestre e Doutora em Educação (PUCRS). Professora da Faculdade de Educação da PUCRS (Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM/PUCRS). Linha de pesquisa: Aprendizagem, ensino e formação de professores, com estudos desenvolvidos sobre ensino de Ciências com destaque para a relação Pesquisa e Ensino; Feiras de Ciências, Clubes de Ciências, Educação de Jovens e Adultos.

Everton Luis Luz de Quadros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduando em Geografia (PUCRS). Técnico em Estradas e Edificações. Técnico em Geoprocessamento do Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG) (PUCRS) e Pesquisador do Grupo Geomática Aplicada à Educação e Aplicação de Técnicas de Sensoriamento Remoto em Estudos Ambientais da PUCRS.

 

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Geógrafo (UFRG), Mestre em Sensoriamento Remoto (UFRGS) e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (UFRGS). Professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Física PUCRS. Coordenador do Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento da PUCRS.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

Chesini, T. S., do Rosário Lima, V. M., Luz de Quadros, E. L., & Lahm, R. A. (2015). GEOPROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS PARA ANALISAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(1), 35–53. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/424

Edição

Seção

Artigo Científico