GEOPROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO VISUAL DE IMAGENS PARA ANALISAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Resumo
A complexidade do cenário mundial contemporâneo orienta repensar o ensino através de indispensável eficiência de políticas públicas. Assim, a pesquisa relatada neste artigo justifica-se pois trata da utilização de técnicas de geoprocessamento para verificar a possibilidade de subsidiar a tomada de decisão mediante análise geoespacial no âmbito da educação. A investigação foi realizada em duas etapas, sendo que a primeira delas teve caráter quantitativo e a segunda etapa teve caráter qualitativo. Na proposição do trabalho foram usados dados alfanuméricos estatísticos do Enem, do PIB e do Idese e dados geográficos do Rio Grande do Sul, subdividido em mesorregiões do IBGE. A espacialização dos dados ocorreu com auxílio do software ArcGIS®. As considerações promovidas fornecem uma ideia das potencialidades ao se combinar geoprocessamento e interpretação visual de imagens, resultando em benefícios à gestão de políticas públicas em educação.
Palavras-chave: tecnologias; âmbitos educacionais; geoprocessamento; Rio Grande do Sul; tomada de decisão.