SENSORIAMENTO REMOTO E ETNIAS INDÍGENAS: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL

Autores

  • Cleise Helen Botelho Koeppe
  • Regina Maria Rabello Borges
  • Lorí Viali
  • Regis Alexandre Lahm

Resumo

RESUMO

Este artigo propõe as tecnologias digitais de imagens como recurso pedagógico para o estudo das etnias indígenas brasileiras modernas. Tem como objetivo promover momentos de análise e debates acerca das informações observadas nas imagens orbitais e fotografias aéreas que levem à valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos da floresta, bem como à identificação de impactos ambientais decorrentes da ação antrópica em alguns biomas do território brasileiro. Espera-se, com este trabalho, auxiliar na construção da alteridade positiva acerca desses grupos étnicos, promovendo a formação de cidadãos solidários, críticos e éticos. A pesquisa teve como sujeitos trinta e seis educandos de uma turma do sétimo ano, de uma escola municipal de Gravataí-RS. Após a seleção de imagens orbitais e fotografias aéreas de aldeias indígenas atuais, os educandos discutiram a respeito dos elementos constatados e relataram por escrito suas impressões. O trabalho desenvolvido permitiu a superação de preconceitos constituídos ao longo dos anos escolares e o desenvolvimento de novas habilidades perceptivas e interpretativas pelos sujeitos.

Palavras chave

Sensoriamento remoto; Índios brasileiros; Alteridade.

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Publicado

2014-11-04

Como Citar

Koeppe, C. H. B., Borges, R. M. R., Viali, L., & Lahm, R. A. (2014). SENSORIAMENTO REMOTO E ETNIAS INDÍGENAS: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(2), 35–51. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/382

Edição

Seção

Artigo Científico