SENSORIAMENTO REMOTO E ETNIAS INDÍGENAS: UMA APROXIMAÇÃO PEDAGÓGICA POSSÍVEL
Resumo
RESUMO
Este artigo propõe as tecnologias digitais de imagens como recurso pedagógico para o estudo das etnias indígenas brasileiras modernas. Tem como objetivo promover momentos de análise e debates acerca das informações observadas nas imagens orbitais e fotografias aéreas que levem à valorização dos conhecimentos tradicionais dos povos da floresta, bem como à identificação de impactos ambientais decorrentes da ação antrópica em alguns biomas do território brasileiro. Espera-se, com este trabalho, auxiliar na construção da alteridade positiva acerca desses grupos étnicos, promovendo a formação de cidadãos solidários, críticos e éticos. A pesquisa teve como sujeitos trinta e seis educandos de uma turma do sétimo ano, de uma escola municipal de Gravataí-RS. Após a seleção de imagens orbitais e fotografias aéreas de aldeias indígenas atuais, os educandos discutiram a respeito dos elementos constatados e relataram por escrito suas impressões. O trabalho desenvolvido permitiu a superação de preconceitos constituídos ao longo dos anos escolares e o desenvolvimento de novas habilidades perceptivas e interpretativas pelos sujeitos.
Palavras chave
Sensoriamento remoto; Índios brasileiros; Alteridade.