TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RECURSOS E POSSIBILIDADES DO SOFTWARE SCILAB PARA O ENSINO DE MATRIZES

Autores

  • Amanda Cristina Siqueira Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Vicente Kinalski Júnior Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Lorí Viali Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1214

Palavras-chave:

Matrizes e imagens digitais, software de computação numérica, matrizes no Ensino Médio.

Resumo

Esse artigo apresenta a descrição de alguns recursos do software Scilab disponíveis para trabalhar com matrizes no Ensino Médio. Pretende-se delinear alguns pressupostos da utilização das tecnologias na educação matemática brasileira, perfazendo quatro fases da utilização das tecnologias digitais, elencadas por Borba (2015) por meio das suas terminologias, características e perspectivas teóricas de cada momento. Além disso, tem-se como objetivo apresentar o software desta pesquisa a partir do histórico dos seus desenvolvedores e algumas ferramentas disponíveis para a sua manipulação. Em seguida, são expostas algumas sugestões para a construção de pixels arts na janela de visualização bidimensional do software, por meio da descrição das etapas e dos comandos utilizados. Também serão expostos os conceitos que podem ser abordados no decorrer dessa atividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para que professores de Matemática do Ensino Médio, possam utilizar e explorar os recursos do software Scilab, para a aplicação de conceitos matriciais em atividades que exploram a visualização em diferentes representações.

Referências

ALENCAR, F. H. B. M. Pixel art & Low Poly art: catalisação criativa e a poética da nostalgia. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília, Brasília – DF, 2017.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 12, n. 43, p. 711-725, 2004.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. 2ª edição, Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.

BORBA, M. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento / Marcelo de Carvalho Borba, Ricardo Scucuglia R. da Silva, George Gadanidis. – 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FREITAS, F. D. Utilização do software Scilab como ferramenta computacional em substituição ao Matlab® – aplicação em sistemas com representação linear. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Brasília, 2004.

GRAVINA, M. A., BASSO, M. V. A. Mídias Digitais na Educação Matemática. Matemática, mídias digitais e didática: tripé para formação de professores de matemática / organizadores Maria Alice Gravina [et al.] Porto Alegre: Evangraf, 2012.

GRAVINA, M. A, SANTAROSA, L. M. A aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. IV Congresso RIBIE, Brasília, 1998.

LEITE, M.; ROCHA, C. R. M. Aplicações práticas com Scilab – uma abordagem didática. Revista Profissão Docente, UNIUBE, Uberaba, v. 17, n. 36, p. 66-74, 2017.

MACHADO, A. W.; SOUKI, B. Q. Simplificando a obtenção e a utilização de imagens digitais - scanners e câmeras digitais. Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, Maringá, v. 9, n. 4. p. 133-156, jul./ago. 2004.

PAULA, A. C.; VERGARA, L.; LUZ, R. M.; VIALI, L.; LAHM, R. Softwares educacionais para o ensino de Física, Química e Biologia. Revista Ciências & Ideias. v. 5, n. 1, jan/abr, 2014.

PIRES, P. S. M. Introdução ao Scilab Versão 3.0. – Apostila – UFRN, 2004. Disponível em: https://www.dca.ufrn.br/~pmotta/sciport-3.0.pdf Acesso em: novembro de 2018.

SCILAB. Site Oficial do SciLab. Disponível em: http://www.scilab.org/scilab/about, 2018. Acesso em 06 de abril de 2019.

SILVA, S. R. X. O uso do Scilab como ferramenta para o ensino de cálculo numérico. XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Gramado – RS, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Siqueira, A. C., Kinalski Júnior, V., Viali, L., & Lahm, R. A. (2020). TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RECURSOS E POSSIBILIDADES DO SOFTWARE SCILAB PARA O ENSINO DE MATRIZES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 11(3), 01–11. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1214

Edição

Seção

Artigo Científico