TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RECURSOS E POSSIBILIDADES DO SOFTWARE SCILAB PARA O ENSINO DE MATRIZES

Autores

  • Amanda Cristina Siqueira Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Vicente Kinalski Júnior Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Lorí Viali Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1214

Palavras-chave:

Matrizes e imagens digitais, software de computação numérica, matrizes no Ensino Médio.

Resumo

Esse artigo apresenta a descrição de alguns recursos do software Scilab disponíveis para trabalhar com matrizes no Ensino Médio. Pretende-se delinear alguns pressupostos da utilização das tecnologias na educação matemática brasileira, perfazendo quatro fases da utilização das tecnologias digitais, elencadas por Borba (2015) por meio das suas terminologias, características e perspectivas teóricas de cada momento. Além disso, tem-se como objetivo apresentar o software desta pesquisa a partir do histórico dos seus desenvolvedores e algumas ferramentas disponíveis para a sua manipulação. Em seguida, são expostas algumas sugestões para a construção de pixels arts na janela de visualização bidimensional do software, por meio da descrição das etapas e dos comandos utilizados. Também serão expostos os conceitos que podem ser abordados no decorrer dessa atividade. Espera-se que esta pesquisa contribua para que professores de Matemática do Ensino Médio, possam utilizar e explorar os recursos do software Scilab, para a aplicação de conceitos matriciais em atividades que exploram a visualização em diferentes representações.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos