A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS SOBRE AÇÕES INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Joelio Pedromo Junior UFSM
  • Vanderlei Folmer UNIPAMPA
  • Robson Luiz Puntel UNIPAMPA

Resumo

Buscamos com este estudo demonstrar as percepções que um grupo de professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, sobre interdisciplinaridade. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, de natureza quanto-qualitativa. A coleta dos dados se deu através da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo. Traçamos o perfil e constatamos que é um grupo heterogêneo no que diz respeito à idade, a formação, quanto o tempo de atuação profissional. Identificamos que para 75% dos professores o conceito/entendimento de interdisciplinaridade é o ato de integrar disciplinas. Verificamos que o percentual referente aos professores que afirmam já ter tentado ou/desenvolvido atividades interdisciplinares ficou em torno de 88%. As categorias que na visão dos professores dificultam/limitam o desenvolvimento de ações interdisciplinar são a falta de tempo, carga horária, formação e planejamento. Já as categorias saber contextualizado, formação integral e melhorias do ensino foram identificadas quanto às contribuições que ações interdisciplinares podem proporcionar ao processo ensino-aprendizagem. Também emergiram algumas categorias como comprometimento, disponibilidade e domínio que definem as habilidades, que os professores do grupo julgam como necessárias, para se desenvolver ações interdisciplinares. Concluímos com este estudo que grande parte dos professores tem um conhecimento superficial sobre interdisciplinaridade e com isto percebemos a necessidade do desenvolvimento de medidas que minimizem esta realidade, como cursos de formação continuada.

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Publicado

2015-08-07

Edição

Seção

Artigos Científicos

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