A CONTRIBUIÇÃO DE OFICINAS TEMÁTICAS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DO CURSO NORMAL MÉDIO

Autores

  • Marlise Grecco de Souza Silveira UFSM
  • Jeferson Rosa Soares Unipampa
  • Marcelli Evans Telles dos Santos UFSM
  • Karoline Goulart Lanes UFSM
  • Edward Frederico Castro Pessano Unipampa
  • Robson Luiz Puntel Unipampa
  • Vanderlei Folmer

Palavras-chave:

Oficinas temáticas, Educação Ambiental, Curso Normal.

Resumo

A solução para os problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente e para que mudanças se concretizem são necessárias novas estratégias de educação como a Educação Ambiental. Considerando a relevância da Educação Ambiental e que alunos do Curso Normal serão futuros educadores, este estudo objetivou verificar a efetividade de uma proposta de capacitação para esses estudantes. Participaram do estudo 57 alunos de quatro turmas de 1º e 2º ano divididas em grupo sem intervenção e grupo com intervenção e o estudo foi desenvolvido em 3 etapas: o pré e o pós-teste foram realizados através da aplicação de um questionário e a capacitação foi executada através de quatro oficinas temáticas ambientais somente para os alunos do grupo com intervenção. Os resultados obtidos revelaram que após o período de realização das oficinas o grupo com intervenção apresentou um melhor desempenho na média de acertos do questionário. Quanto ao desempenho dos alunos em cada uma das quatro etapas do questionário, identificou-se que tanto antes quanto após a realização das intervenções os dois grupos demonstraram terem mais informações referentes aos jogos didáticos utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. Desta forma, contatou-se que as oficinas temáticas ambientais contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois potencializaram o conhecimento desses e que podem ser estratégias para a Educação Ambiental no Curso Normal

Downloads

Publicado

2015-05-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>