ENSINO DE CIÊNCIAS: DIALOGANDO COM DAVID AUSUBEL

Autores/as

  • Andreia Patrícia Gomes UNIFESO
  • Giselle Rôças IFRJ
  • Udson Chandler Dias Coelho UNIFESO
  • Priscilla de Oliveira Cavalheiro UNIFESO
  • Cristina Angélica Nunes Gonçalves UNIFESO
  • Rodrigo Siqueira Batista IFRJ

Resumen

A educação é um processo sistemático e interativo que tem como propósito elaborar conhecimentos, incorporando-os à sua estrutura cognitiva. Nesse horizonte, insere-se David Ausubel com a teoria da aprendizagem significativa, na qual aprender é mais eficiente quando há interação entre conceitos prévios e o novo conhecimento. No ensino de ciências, a teoria cria a possibilidade de contextualizar os conhecimentos, propiciando aprendizado capaz de tornar o indivíduo ator da sua formação. Desse modo, nesse artigo, propõe-se a reflexão, a partir de uma revisão conceitual dos principais aspectos da Teoria de David Ausubel, sobre a utilização da aprendizagem significativa no ensino de ciências.

Publicado

2009-09-28

Cómo citar

Gomes, A. P., Rôças, G., Coelho, U. C. D., Cavalheiro, P. de O., Gonçalves, C. A. N., & Batista, R. S. (2009). ENSINO DE CIÊNCIAS: DIALOGANDO COM DAVID AUSUBEL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 1(1), p. 23–31. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/28

Número

Sección

Artigos Científicos

Artículos más leídos del mismo autor/a