TEXTOS LITERÁRIOS E HISTÓRIA DA QUÍMICA: APROXIMAÇÕES A PRIMO LEVI E A TABELA PERIÓDICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.2046

Palabras clave:

História da Química, Ensino de Química, Textos Literários, Primo Levi.

Resumen

O relato que se segue é baseado em recorte de pesquisa de doutorado e, descreve as análises obtidas sobre um curso oferecido a docentes de Química e discentes da licenciatura em Química. O objetivo geral do curso foi apresentar aos participantes de que forma a História da Química pode fazer parte do Ensino de Química e, em especial na formação inicial da licenciatura em Química. Destaca-se também o interesse em incentivar a leitura e a escrita na docência de forma a possibilitar uma formação mais plural a estes futuros docentes, partindo-se da ideia de que a História da Química e a Literatura retratam a forma como as sociedades se constituem, assim como a construção do conhecimento. Considera-se que pela articulação entre as duas áreas é possível despertar a reflexão para as questões ambientais e de direitos humanos, por exemplo, como tópicos necessários a esta formação mais ampla. A ideia desta associação se deve à literatura de Primo Levi, destacando-se o livro A Tabela Periódica, um químico italiano, judeu e sobrevivente de Auschwitz. Depreende-se da aplicação do curso, que a proposta apresentou resultados positivos, e deste modo pretende-se ampliá-la em projetos futuros, assim como, divulgar a organização/modelo dele. A pesquisa ocorreu por meio de abordagem qualitativa e as análises baseadas na Análise do Conteúdo.

Biografía del autor/a

Giselle Rôças, IFRJ

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Desenvolvo um trabalho junto aos professores da Educação Básica e Superior, com o intuito de promover uma maior articulação entre os saberes advindos da Biologia e das chamadas Ciências da Natureza com as práticas do Ensino das Ciências em espaços formais de ensino. Professora Associada III do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, com livros e artigos publicados, além de orientações de Iniciação Científica, Especialização e Mestrado. Atualmente participo de projetos de pesquisa com ênfase no Ensino de Ciências, com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.  No período de junho de 2013 a fevereiro de 2015 atuei como Coordenadora Adjunta dos Mestrados Profissionais na área 46 - CAPES. Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC - do IFRJ. ORCID - 0000-0002-1669-7725

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Publicado

2022-07-15

Cómo citar

Gama Russo, A. L. R., Gama Russo, T. R., Oliveira, D. F., & Rôças, G. (2022). TEXTOS LITERÁRIOS E HISTÓRIA DA QUÍMICA: APROXIMAÇÕES A PRIMO LEVI E A TABELA PERIÓDICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 13(2), 137–156. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.2046

Número

Sección

Relato de Experiência

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