APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO E (RE)SIGNIFICANDO O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2544

Palavras-chave:

Intervenção pedagógica, Ensino, Ciências

Resumo

A capacidade de transformação dos ambientes naturais realizada pelos seres humanos foi acentuada, principalmente, a partir do século XVIII marcado pela ascensão da Revolução Industrial, evidenciando os caminhos de degradação que a humanidade estava percorrendo. Por isso, a educação possui um papel crucial em contribuir para a formação de cidadãos críticos-reflexivos que possam atuar na transformação social. Assim, a presente pesquisa objetivou aplicar estratégias potencialmente significativas para a promoção da Educação Ambiental envolvendo o ensino de Ciências.  Para tanto, foram realizadas intervenções pedagógicas respaldadas nos preceitos de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel em uma escola municipal de Cajazeiras – PB. Os sujeitos consistiram nos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. Para a análise dos resultados, foi utilizada a técnica de Análise Categorial proposta por Bardin (2016). Os resultados obtidos indicam a incipiência acerca do conhecimento das temáticas ambientais dos estudantes, contudo, as atividades de Educação Ambiental forneceram resultados exitosos e apontam a potencialidade da utilização dos preceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa em sala de aula.

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Publicado

2024-05-06

Como Citar

Santos, F. R. N. dos, & Barros, J. D. de S. (2024). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO E (RE)SIGNIFICANDO O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152544. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2544

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Seção

Artigos Científicos