TEORIAS DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTO DO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Shirley Lima de Azevedo Neta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Denise Leal de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.641

Palavras-chave:

Jogos, Ensino de ciências, Revisão bibliográfica, Teoria da aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compor uma revisão bibliográfica sobre autores da teoria da aprendizagem que reforçam a utilização de jogos no Ensino de Ciências, levando em consideração que a prática de jogos pode auxiliar o ensino-aprendizagem de conceitos específicos da área. Observou-se que os jogos podem ser ministrados como intervenção pedagógica nas escolas, ajudando a estreitar a relação entre os discentes e o professor-aluno, além de verificar que auxiliam/facilitam o processo de aprendizagem, já que utilizam signos e linguagens necessários à formação do pensamento e que estão intimamente ligados à cultura e à sociedade que fazem parte, sem poder se desvencilhar delas. O processo se dá de forma criativa, prazerosa, interessante e motivadora.

Biografia do Autor

Shirley Lima de Azevedo Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestranda (bolsista da CAPES) do curso de pós graduação Stricto Sensu denominado Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e graduada (em 2014) no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em licenciatura em química. 

Denise Leal de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

Downloads

Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)