UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DO JOGO COOPERATIVO “EXPLORANDO O ESPAÇO” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1606

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Astronomia, Anos Iniciais.

Resumo

Este trabalho analisa a implementação de um plano de aula com um grupo de 6 alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba-PR. O plano de aula foi planejado objetivando promover os Parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica descritas por Shen (1975) e por Bocheco (2005), utilizando o jogo “Explorando o Espaço” como ferramenta didático pedagógica para desenvolver o conhecimento sobre as características dos planetas do Sistema Solar. O estudo envolve uma pesquisa de intervenção pedagógica, na qual analisou registros e falas antes, durante e depois do jogo. O resultado dessa pesquisa apontou que o jogo é um recurso eficaz para o desenvolvimento do assunto proposto, pois despertou o interesse do aluno e propiciou a socialização de conhecimentos. Quanto aos parâmetros, estes foram desenvolvidos no conjunto de toda a atividade proposta, pois mesmo o jogo sendo um recurso eficaz, há necessidade da sistematização do conhecimento, fazendo uma conexão ao jogo.

Biografia do Autor

Vanessa Simões da Silva Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e atualmente Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Samara Garratini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente professora da rede municipal de Curitiba e da rede municipal de São José dos Pinhais, pós graduada em psicopedagogia clinica e institucional na faculdade Santa Cruz e formada em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná.

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica e Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciencias e Matemática da Universidade Federal do Paraná.

Marcos Antonio Florczak, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional e Professor do Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Referências

ANGOTTI, J. A. Solução alternativa para a formação de professores de ciências: um projeto educacional desenvolvido na Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 1982.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

COSTA, E. M. da; LORENZETTI, L. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 11-47, jan. 2020.

BOCHECO, O. Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC. 2018.

CURITIBA. Secretaria Municipal da Educação. Currículo do Ensino Fundamental – Ciências. 2016.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67. 2013.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2002.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

HUINZINGA, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2014.

LORENZETTI, L. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os Três Momentos Pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética; Sabedoria e Ilusões da Filosofia; Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro, LTC, 2010.

SIEMSEN, G. H. O ensino de Astronomia em uma abordagem interdisciplinar no Ensino Médio: potencialidades para a promoção da alfabetização científica e Tecnológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em química: jogos e atividades aplicados ao ensino de química. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Relato de Experiência