CONSTRUINDO UM SUBMARINO: A ANÁLISE DE ARGUMENTOS CIENTÍFICOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2215Palavras-chave:
Sequência de Ensino Investigativa, Submarino, DensidadeResumo
O presente estudo apresenta os resultados de uma atividade experimental investigativa realizada com 24 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal de Curitiba-PR. O objetivo da pesquisa foi analisar os argumentos dos estudantes durante a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a respeito do conceito de densidade com base no funcionamento de um Submarino. Quanto à metodologia, de caráter qualitativo, buscou-se analisar, por meio de gravação de vídeo, as inferências do professor e os argumentos dos estudantes durante todo o processo da SEI. A sequência iniciou com um levantamento de hipóteses e em seguida com as quatro etapas propostas por Carvalho et al. (2013): 1) Distribuição do material e proposição de problema; 2) Identificação e exploração de ideias/previsões dos alunos; 3) Elaboração de possíveis planos de ações e experimentação do planejado; 4) Escrever e desenhar. Os dados analisados nos permitiram perceber que a experimentação investigativa promove o conhecimento de maneira ativa, uma vez que o aluno se envolve em todo o processo, construindo o conceito de densidade na prática. Além disso, a SEI proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do argumento científico, uma vez que seus saberes se entrelaçaram entre os seus pares em busca de uma resolução para o problema proposto.
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