CONSTRUINDO UM SUBMARINO: A ANÁLISE DE ARGUMENTOS CIENTÍFICOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO

Autores

  • Vanessa Simões da Silva Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vanessa Alessandra Crefta Bozza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiana Pauletti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Manuel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2215

Palavras-chave:

Sequência de Ensino Investigativa, Submarino, Densidade

Resumo

O presente estudo apresenta os resultados de uma atividade experimental investigativa realizada com 24 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal de Curitiba-PR. O objetivo da pesquisa foi analisar os argumentos dos estudantes durante a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a respeito do conceito de densidade com base no funcionamento de um Submarino. Quanto à metodologia, de caráter qualitativo, buscou-se analisar, por meio de gravação de vídeo, as inferências do professor e os argumentos dos estudantes durante todo o processo da SEI. A sequência iniciou com um levantamento de hipóteses e em seguida com as quatro etapas propostas por Carvalho et al. (2013): 1) Distribuição do material e proposição de problema; 2) Identificação e exploração de ideias/previsões dos alunos; 3) Elaboração de possíveis planos de ações e experimentação do planejado; 4) Escrever e desenhar. Os dados analisados nos permitiram perceber que a experimentação investigativa promove o conhecimento de maneira ativa, uma vez que o aluno se envolve em todo o processo, construindo o conceito de densidade na prática. Além disso, a SEI proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do argumento científico, uma vez que seus saberes se entrelaçaram entre os seus pares em busca de uma resolução para o problema proposto.

Biografia do Autor

Vanessa Simões da Silva Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e atualmente Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Vanessa Alessandra Crefta Bozza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora doutora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

João Manuel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Professor doutor Associado III da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Simões da Silva Oliveira, V., Crefta Bozza, V. A., Pauletti, F., & da Silva Malheiro, J. M. (2023). CONSTRUINDO UM SUBMARINO: A ANÁLISE DE ARGUMENTOS CIENTÍFICOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142215. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2215

Edição

Seção

Relato de Experiência

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