A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS UNIFICADORES

Autores

  • Lígia Marcelino krelling prefeitura municipal de Curitiba e UTFPR
  • Marcos Antônio Florczak UTFPR
  • Noemi Sutil

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.607

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Energia. Educação de jovens e adultos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem o ensino dos conteúdos de ciências do 3° período da EJA do Ensino Fundamental, destacando a integração e a contextualização desses conhecimentos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e participante, tendo como público alvo uma turma de dezoito alunos do 3° período da EJA de uma escola pública do município de Curitiba/PR. Este trabalho apresenta a análise dessa abordagem envolvendo Energia como um conceito integrador. Para o desenvolvimento dessas atividades foram enfatizados os conceitos unificadores, que estiveram presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar. Os dados da pesquisa são constituídos por registros escritos em diário de campo e trabalhos elaborados pelos alunos e foram analisados considerando a Análise de Conteúdo. Entre os resultados, destaca-se que os alunos puderam fazer conexões entre os conteúdos estudados, representando a possibilidade do ensino de ciências mais contextualizado e menos fragmentado.

Biografia do Autor

Lígia Marcelino krelling, prefeitura municipal de Curitiba e UTFPR

prefeitura municipal de Curitiba,professora de ciências

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Publicado

2017-02-17

Como Citar

krelling, L. M., Florczak, M. A., & Sutil, N. (2017). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS UNIFICADORES. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 101–113. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.607

Edição

Seção

Relato de Experiência