ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ENERGIA E GESTÃO DE RESÍDUOS EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Autores

  • Ligia Esteves Maria Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

alfabetização científica, questões sociocientíficas, argumentação, energia.

Resumo

Neste trabalho, no âmbito de propostas para educação ambiental, discutem-se possibilidades de alfabetização científica no Ensino Médio, com o desenvolvimento de uma sequência didática, em abordagem de questões sociocientíficas, envolvendo energia e gestão de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. A sequência didática compreendeu três encontros, em que houve produções escritas dos estudantes. A análise dessas produções foi realizada de acordo com pressupostos e características de Análise de Conteúdo e modelo de argumentação proposto por Stephen Toulmin. Entre as possibilidades de alfabetização científica são destacadas: apropriação de conhecimentos científicos; desenvolvimento de concepção de ciência construtiva associada à sociedade, cultura e ambiente; participação pública em questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação. Nesta pesquisa, podem ser ressaltados avanços em relação à explicitação de argumentos fundamentados e envolvimento na análise e proposição de soluções às situações apresentadas.

Biografia do Autor

Ligia Esteves Maria, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Curso de Licenciatura em Física, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2016-09-13

Edição

Seção

Artigos Científicos