ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ENERGIA E GESTÃO DE RESÍDUOS EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
Palavras-chave:
alfabetização científica, questões sociocientíficas, argumentação, energia.Resumo
Neste trabalho, no âmbito de propostas para educação ambiental, discutem-se possibilidades de alfabetização científica no Ensino Médio, com o desenvolvimento de uma sequência didática, em abordagem de questões sociocientíficas, envolvendo energia e gestão de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. A sequência didática compreendeu três encontros, em que houve produções escritas dos estudantes. A análise dessas produções foi realizada de acordo com pressupostos e características de Análise de Conteúdo e modelo de argumentação proposto por Stephen Toulmin. Entre as possibilidades de alfabetização científica são destacadas: apropriação de conhecimentos científicos; desenvolvimento de concepção de ciência construtiva associada à sociedade, cultura e ambiente; participação pública em questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação. Nesta pesquisa, podem ser ressaltados avanços em relação à explicitação de argumentos fundamentados e envolvimento na análise e proposição de soluções às situações apresentadas.Downloads
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Publicado
2016-09-13
Como Citar
Maria, L. E., & Sutil, N. (2016). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ENERGIA E GESTÃO DE RESÍDUOS EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(2), 1–20. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/405
Edição
Seção
Artigos Científicos