UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DO JOGO COOPERATIVO “EXPLORANDO O ESPAÇO” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1606

Palabras clave:

Alfabetização Científica, Ensino de Astronomia, Anos Iniciais.

Resumen

Este trabalho analisa a implementação de um plano de aula com um grupo de 6 alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Curitiba-PR. O plano de aula foi planejado objetivando promover os Parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica descritas por Shen (1975) e por Bocheco (2005), utilizando o jogo “Explorando o Espaço” como ferramenta didático pedagógica para desenvolver o conhecimento sobre as características dos planetas do Sistema Solar. O estudo envolve uma pesquisa de intervenção pedagógica, na qual analisou registros e falas antes, durante e depois do jogo. O resultado dessa pesquisa apontou que o jogo é um recurso eficaz para o desenvolvimento do assunto proposto, pois despertou o interesse do aluno e propiciou a socialização de conhecimentos. Quanto aos parâmetros, estes foram desenvolvidos no conjunto de toda a atividade proposta, pois mesmo o jogo sendo um recurso eficaz, há necessidade da sistematização do conhecimento, fazendo uma conexão ao jogo.

Biografía del autor/a

Vanessa Simões da Silva Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e atualmente Professora da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Samara Garratini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda no programa de pós graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente professora da rede municipal de Curitiba e da rede municipal de São José dos Pinhais, pós graduada em psicopedagogia clinica e institucional na faculdade Santa Cruz e formada em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná.

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica e Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciencias e Matemática da Universidade Federal do Paraná.

Marcos Antonio Florczak, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional e Professor do Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

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Publicado

2022-01-15

Cómo citar

Simões da Silva Oliveira, V., Garratini, S., Lorenzetti, L., & Florczak, M. A. (2022). UMA PROPOSTA DIDÁTICA POR MEIO DO JOGO COOPERATIVO “EXPLORANDO O ESPAÇO” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(4), 201–216. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1606

Número

Sección

Relato de Experiência