O CASO DAS TRÊS PILHAS: RECONSTRUINDO APARATOS HISTÓRICOS PARA ENSINAR E APRENDER FÍSICA

Autores

  • Ana Paula Bispo Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • José Antonio Ferreira Pinto SEED/PB Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-graduação Interunidades - USP
  • Samira Arruda Vicente Colégio Menino Jesus - Queimada/PB
  • Gerson Gonçalves Licenciando em Física - Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1440

Palavras-chave:

aparatos históricos, abordagem histórico-investigativa, pilha de Volta, formação de professores

Resumo

As atividades experimentais e a história da ciência são uma das possibilidades para aprimorar o ensino e a aprendizagem da ciência por meio da abordagem histórico-investigativa (AHI). Nesta perspectiva, a AHI se concentra principalmente no uso de estudos de caso históricos para explorar os aspectos metodológicos, epistemológicos e conceituais do empreendimento científico. Utilizamos um exemplo de estudo de caso que compreende a reconstrução de um aparato do século 18 (pilha de Volta) e seu uso em atividades de residência pedagógica de um licenciando. Como parte das atividades da residência pedagógica e inserido no contexto de um grupo de pesquisa, o licenciando reconstruiu esse aparato histórico com base na fonte original utilizando-o numa oficina para EB. Ao ler o relato de Volta, ele notou algumas sutilezas relacionadas ao conhecimento do século 18 sobre materiais e procedimentos que não eram explícitos no texto, nem evidentes nas pilhas modernas. Durante a oficina, ele observou que o aparato de Volta, tal como descrito na fonte primária, não era adequado para uso educacional, porque exigia habilidades procedimentais específicas do século 18 para empilhar e conectar placas de metal. Assim, ele construiu duas versões adicionais da pilha de Volta para conciliar o aparato histórico com uma intervenção em sala de aula. Os desafios que o licenciando enfrentou para reconstruir a pilha de Volta prepararam-no para lidar com as dificuldades teóricas e experimentais dos alunos durante as oficinas. Além disso, ajudaram-no a prever possíveis questionamentos em sala de aula. Observou-se nesse processo que a reconstrução do aparato histórico juntamente com a intervenção em sala de aula contribui para uma formação mais reflexiva por parte do licenciando.

Biografia do Autor

Ana Paula Bispo Silva, Universidade Estadual da Paraíba

É graduada em Licenciatura em Fisica pela Universidade Estadual de Campinas (1996), com mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ciências (2006), com ênfase em história da física e matemática. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Paraíba, onde desenvolve pesquisa na área de História da ciência e Ensino de Física. Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa em História e Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teoria da Ciência, História da Física, História da Matemática e Ensino de Ciências e Matemática. É líder do Grupo de Pesquisa História da Ciência e Ensino, da Universidade estadual da Paraíba (UEPB).

José Antonio Ferreira Pinto, SEED/PB Universidade Estadual da Paraíba Programa de Pós-graduação Interunidades - USP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - USP, possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UEPB, graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Atualmente é professor da Educação Básica 3b da SEEDPB e professor substituto da Universidade Estadual da Paraíba.

Samira Arruda Vicente, Colégio Menino Jesus - Queimada/PB

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Foi aluna voluntária do Programa de Extensão - Probex. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na cota 2017/2018. É membro do Grupo de História da Ciência e Ensino (GHCEN) da Universidade Estadual da Paraíba. E mestranda do Programa de Pós-Graduação do Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba.

Gerson Gonçalves, Licenciando em Física - Universidade Estadual da Paraíba

Tem experiência na área de Física experimental, construção de experimentos históricos, elétrica, magnetismo e mecânica, com ênfase em Física. Desenvolvimento de experimentos e construção voltados ao ensino construtivista, com ênfase em Física.

Referências

BATISTA, Renata F. M.; SILVA, Cibelle C. A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 97-110, 2018.

BATISTA, Renata F. M.; SILVA, Cibelle C. When things go wrong. Science & Education, p. 1-17. Online first. 2019. https://doi.org/10.1007/s11191-019-00071-z.

BRUNEAU, O.; GRAPÍ, P.; HEERING, P.; LAUBÉ, S.; MASSA-ESTEVE, M.; VITTORI, T. (eds.) Innovative methods for Science Education: History of Science, ICT and Inquiry-based Learning. Berlin: Frank & Time GmbH, 2012.

CARVALHO, Anna. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

CARVALHO, Anna M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna M. P. (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. P. 7-20.

CAVICCHI, Elizabeth M. Historical experiments in students’ hands: unfragmenting Science through action and history. Science & Education, v. 17, n. 7, p. 717-749, 2008.

CHANG, Hasok. How historical experiments can improve scientific knowledge and science education: The cases of boiling water and electrochemistry. Science & Education, v. 20, n. 3-4, p. 317-341, 2011

COSTA, Márcia; MACEDO, Andréia H.; BATISTA, Irinéa L. Pesquisas Nacionais a Respeito de Experimentos Históricos: Uma Revisão de Literatura. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. ANAIS...XII ENPEC Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

FORATO, Thaís. C. M.; GUERRA, Andreia. Alessandro Volta e a pilha. In: SILVA, Ana P. B.; GUERRA, Andreia (Orgs.). História da Ciência e Ensino: fontes primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Livraria da Física, 2015. Pp. 17-25

FORS, Hjalmar; PRINCIPE, Lawrence M.; SIBUM, H. Otto. From the Library to the Laboratory and Back Again: Experiment as a Tool for Historians of Science. Ambix, v. 63, n. 2, p. 85-97, 2016.

GERMANO, Marcelo G.; LIMA, Isabelle P. C.; SILVA, Ana P. B. Pilha voltaica: entre rãs, acasos e necessidades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 145-155, 2012.

HEERING, Peter. Getting shocks: Teaching secondary school physics through history. Science & Education, v. 9, n. 4, p. 363-373, 2000.

HEERING, Peter; HÖTTECKE, Dietmar. Historical-investigative approaches in Science teaching. In: MATTHEWS, Michael R. (Ed.), International handbook of research in history, philosophy and science teaching. Netherlands: Dordrecht: Springer, 2014. p. 1473–1502.

HEERING, Peter; WITTJE, Rowland. Learning by doing. Experiments and instruments in the History of Science Teaching. Franz Steiner Verlag. (elibrary), 2011. Disponível em https://elibrary.steiner-verlag.de/book/99.105010/9783515100151.

HOADLEY, Christopher. Design-Based Research Collective. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5–8, 2003. https://doi.org/10.3102/0013189X032001005.

HÖTTECKE, Dietmar; SILVA, Cibelle C. Why implementing history and philosophy in school science education is a challenge: an analysis of obstacles. Science & Education, v. 20, n. 3, p. 293–316, 2011.

JARDIM, Wagner T.; GUERRA, Andreia. Experimentos Históricos e o Ensino de Física: Agregando Reflexões a partir da Revisão Bibliográfica da Área e da História Cultural da Ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 244-263, 2017.

KIPNIS, Nahum. Luigi Galvani and the debate on animal electricity, 1791–1800. Annals of Science, v. 44, n. 2, p. 107-142, 1987.

KIPNIS, Nahum. Scientific controversies in teaching Science: the case of Volta. Science & Education, v. 10, n. 1-2, p. 33-49, 2001.

KRAGH, Helge. An introduction to the historiography of science. Cambridge: Cambridge U.P., 1987.

MAGNAGHI, Ceno P.; ASSIS, André K. T. Sobre a eletricidade excitada pelo simples contato entre substâncias condutoras de tipos diferentes uma tradução comentada do artigo de volta de 1800 descrevendo sua invenção da pilha elétrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 118-140, 2008.

MARTINS, Roberto A. Alessandro Volta e a invenção da pilha: dificuldades no estabelecimento da identidade entre o galvanismo e a eletricidade. Acta Scientiarum, v. 21, n. 4, p. 823-835, 1999.

MARTINS, Roberto A. Romagnosi and Volta's pile: Early difficulties in the interpretation of Voltaic electricity. Nuova Voltania: Studies on Volta and his Times, v. 3, n. 1, p. 81-102, 2001.

MEDEIROS, Alexandre; MONTEIRO JR, Francisco Nairon. A reconstrução de experimentos históricos como uma ferramenta heurística no ensino da física. In: III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, Atibaia. ATAS...ABRAPEC, 2001.

MERTENS, Joost. Shocks and sparks: the voltaic pile as a demonstration device. Isis, v. 89, n. 2, p. 300-311, 1998.

PANCALDI, Giuliano. Volta. Science and Culture in the Age of Enlightenment. Princeton: Princeton University Press, 2003.

PESTRE, Dominique. La pratique de reconstitution des experiences historiquesm une toute première réflexion. In: BLONDEL, Christine; DÖRRIES, Matthias (eds.) Restaging Coulomb. Usages, controverses et réplications autor de la balance de torsion. Firenze: Leo S Olschki, 1994, p. 17-30.

PINTO, Ingrid K. L. S; SILVA, Ana P. B.; PINTO, José A. F. Entre o planejamento e a execução: desafios de uma abordagem histórica para ensinar eletrostática. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 192-211, 2018.

SILVA, Ana P. B.; PINTO, José A. F.; FERREIRA, Ewerton. J. B. Design and implementation of a lesson plan for high school students: a case study with Oersted’s experiment. In: PRESTES, Maria E. B.; SILVA, CIBELLE C. (Eds.). Teaching Science with Context. Netherlands: Springer, 2018. P. 327-339.

SILVA, Cibelle; HEERING, Peter. Re-examining the early history of the Leiden jar: Stabilization and variation in transforming a phenomenon into a fact. History of Science, v. 56, n. 3, p. 314-342, 2018.

SILVA, Katia A. C. P.; CRUZ, Shirleide P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento-Diálogos em Educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018.

VOLKMANN, Mark J.; ABELL, Sandra. K. Rethinking laboratories: tools for converting cookbook labs into inquiry. The Science Teacher, v. 70, n. 6, p. 38–41, 2003.

VOLTA, Alessandro. On the electricity excited by the mere contact of conducting substances of different kinds. Abstracts of the papers printed in the Philosophical Transactions of the Royal Society of London, 1, 1800-1814, 27-29, 1800.

ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência