FEIRA DE CIÊNCIAS: PRODUÇÃO DE UM DESTILADOR A VAPOR CASEIRO PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2436Palavras-chave:
experimentação; sustentabilidade; ensino de ciênciasResumo
Feiras de Ciências são espaços diferenciados que propiciam o protagonismo e participação ativa dos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem, pois promovem a interdisciplinaridade, a curiosidade e a divulgação científica. O objetivo foi investigar a capacidade de extração de óleos essenciais de plantas por intermédio da construção de um destilador por arraste de vapor, de baixo custo; além de desenvolver as etapas de investigação científica com alunos de Ensino Médio, ampliando a alfabetização científica. Vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), futuros professores de Ciências Biológicas, orientados tanto pelos professores da Educação Básica, como da Universidade, participaram na elaboração/execução/avaliação de um projeto com os alunos de Biologia do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma, integrando a Mostra de Ciência e Sustentabilidade ocorrida na escola e selecionada para participação da 1a Mostra Científica da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso sobre a construção de um destilador a vapor de baixo custo; ou seja, construído com materiais encontrados em casa, como panela de pressão, rolha de cortiça e tubo de alumínio retirado de sucata, juntamente com vidrarias de laboratório, a fim de extrair óleos essenciais a partir de plantas. Inicialmente os alunos expressaram desinteresse no assunto, parecendo muito distante da realidade. A intervenção do PIBID foi fundamental na mudança dessa perspectiva e após dois meses de pesquisa, estavam totalmente engajados. Foi possível perceber durante o processo, que as feiras científicas despertam o interesse pelo saber científico e habilidades atreladas à solução de problemas, que servirão para toda vida. Os alunos mostraram desenvolverem a oralidade e interesse pela Ciência, além de contribuírem para a solução de problemas.Referências
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