CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS SOBRE MICRORGANISMOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i1.974

Palavras-chave:

concepções prévias, ensino de ciências, microrganismos.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo a investigação das concepções prévias dos alunos dos anos iniciais em relação aos microrganismos, o qual envolveu 87 alunos de uma escola pública no interior do estado do XX. Aplicou-se um questionário semiestruturado onde envolveu questões a respeito dos possíveis lugares que podemos encontrar os microrganismos, suas relações com os seres humanos, a diversidade de microrganismos existentes e suas morfologias. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo, evidenciando que grande parte dos alunos dos anos iniciais relacionam microrganismos a lugares sujos (22,75%), não conseguindo relacionar os mesmos com o dia a dia, tornando a microbiologia um tema muito abstrato. Além disso, 54% dos alunos relacionaram os microrganismos a doenças, isso mostra a visão reducionista dos discentes acerca desses seres vivos, que geralmente são relacionados a sujeira e a doenças, criando assim uma barreira que dificulta a compreensão dos alunos sobre a grande variedade de microrganismos no nosso planeta e seus benefícios. Os resultados permitiram identificar que os participantes apresentam um conhecimento reducionista acerca dos microrganismos, tendo dificuldades em relacionar os mesmos com o seu cotidiano, tornando o conteúdo abstrato e facilmente esquecível.

Biografia do Autor

Geovane Bernardi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Ciências Biológicas, Bolsista de iniciação científica PROLICEN, Universidade Federal de Santa Maria

Maira dos Santos Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de iniciação científica CNPq, Universidade Federal de Santa Maria

Ariadne de Freitas Leonardi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de iniciação científica FIEX, Universidade Federal de Santa Maria

Sabrina Antunes Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Ciências Biológicas, Bolsista de iniciação científica FIPE, Universidade Federal de Santa Maria

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. Educação em Ensino de Ciências, Professora do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas

Universidade Federal de Santa Maria- Campus Palmeira das Missões

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos Científicos