CONCEPÇÕES E RECONHECIMENTO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE CIENTISTAS RENOMADOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1378

Palavras-chave:

investigação, ciência da educação, ensino, Mendel, Pasteur.

Resumo

A pesquisa buscou investigar as concepções de alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome de dois cientistas importantes para a Biologia: Louis Pasteur e Gregor Mendel, através de questionários aplicados a setenta e oito alunos dos terceiros anos do ensino médio, de três escolas públicas do município XXX. Inicialmente foi aplicado o primeiro instrumento de investigação, contendo duas imagens distintas de cada um dos cientistas, não identificadas pelo nome e com questões semiestruturadas (fechadas e abertas). Em um segundo momento, foi aplicado um segundo questionário, que além de outras imagens dos cientistas, apresentavam os nomes dos mesmos. Após, os questionários foram recolhidos e tabulados. Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecido Pasteur e Mendel, apenas parcialmente. Além disso, muitas concepções errôneas sobre cientistas e a ciência foram identificadas nas citações dos alunos. Apresentar de forma adequada e ampliada a História da Ciência pode contribuir como um dispositivo didático útil, tornando o ensino da ciência a nível médio mais interessante, além de facilitar a aprendizagem, mostrando que a ciência não é imutável e que depende de diversas pessoas.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Referências

BRANDÃO, G. O. e FERREIRA, L. B. M. O ensino de Genética no nível médio: a importância da contextualização histórica dos experimentos de Mendel para o raciocínio sobre os mecanismos da hereditariedade. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 43-63, 2009

CRUZ, A. D. e SILVA, A. M. D. Gregor Mendel: persistência nos jardins do mosteiro. Ciência Hoje, vol. 31, nº 184 julho, 2002, pg 76-77.

DROUIN, J. M. Mendel: para os lados do jardim. In: SERRES, M. Elementos para uma história das ciências – vol. III - De Pasteur ao computador. Terramar, Portugal. 1996. p. 29-47.

FRADE, D. K. G. A natureza da ciência em conteúdos de genética nos livros didáticos de biologia do ensino médio e sua influência no desenvolvimento do saber científico. Monografia. Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014, 48p.

HEERING, P. Getting Shocks: Teaching Secondary School Physics Through History. Science & Education, v. 9, n. 4, 2000.

LEITE, R.; FERRARI, N. e DELIZOICOV, D. A história das leis de Mendel na perspectiva fleckiana. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 1 (2): 97-108, 2001.

LUCA, A. G. et al. Episódio Histórico de Louis Pasteur: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Química, Física e Biologia. Anais.... In: 37o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 09 a 10 de novembro, 2017.

MARTINS, L. A.-C. P. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência & Ensino, v. 5, p. 18-21, 1998.

MARTINS, L. A.-C. P. Bateson e o programa de pesquisa mendeliano. Episteme, v. 14, p. 27-55, 2002.

MARTINS, L. A.-C. P. Pasteur e a geração espontânea: uma história equivocada. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 65-100, 2009

MATOS, J. A. M. G. Pasteur: Ciência para ajudar a vida. Química nova na escola Pasteur N° 6, nov. 1997.

MATTHEWS, M. Science Teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

OLBY, R. Origins of Mendelism. 2a ed. Chicago: University of Chicago Press, 1985.

REIS, A. S.; SILVA, M. D. de B. e BUZA, R. G. C. O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio. História da ciência e ensino construindo interfaces. Vol. 5, 2012 – pp. 1-12

RODRIGUES, S. P. Louis Pasteur: da química à microbiologia. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SILVA, B.V.C. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, vol. 3, no 2 outubro/2011-março/2012

WALLS, L. Third Grade African American Students’ Views of the Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, v.49, n.1, p.1–34, 2012.

ZAMUNARO, A. N. B. R. Representações de Ciência e Cientista dos Alunos do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2002.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)