PROFESSOR, O QUE FAZER NO ZOOLÓGICO?

Autores

  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.559

Palavras-chave:

ensino de ciências, zoológico, espaço não formal, investigação científica

Resumo

Os jardins zoológicos foram por muito tempo, locais usados para exposição de animais, apenas como espaços de visitação. Atualmente, o uso desse tipo de espaço não formal de educação como instrumento pedagógico para o aprendizado, vem se ampliando a cada dia, somando-se importantes funções a este ambiente em particular, como conservação, pesquisa e educação. Esse artigo tem como objetivo principal, a construção de um material didático que busca auxiliar o professor em suas ações, oferecendo sugestões metodológicas para que o aluno vivencie e desenvolva etapas do pensamento científico, como observação, registro, análise de dados, inferências, classificação e divulgação, sem a compreensão do zoológico apenas como espaço biológico. As sugestões metodológicas encontradas nesse recurso didático são resultado de experiências como Professora e formadora de professores em curso de licenciatura em biologia, considerando o uso de espaços não formais e indicam uma evidente necessidade de discussões mais amplas e investigações acerca desse tema, oferecendo aos professores sugestões de atividades com potencial educativo investigativo, não apenas de cunho biológico.

Biografia do Autor

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Ensino em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas, UFG, Campus Goiânia.

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Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Relato de Experiência

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