PROFESSOR, O QUE FAZER NO ZOOLÓGICO?

Autores/as

  • Andréa Inês Goldschmidt Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.559

Palabras clave:

ensino de ciências, zoológico, espaço não formal, investigação científica

Resumen

Os jardins zoológicos foram por muito tempo, locais usados para exposição de animais, apenas como espaços de visitação. Atualmente, o uso desse tipo de espaço não formal de educação como instrumento pedagógico para o aprendizado, vem se ampliando a cada dia, somando-se importantes funções a este ambiente em particular, como conservação, pesquisa e educação. Esse artigo tem como objetivo principal, a construção de um material didático que busca auxiliar o professor em suas ações, oferecendo sugestões metodológicas para que o aluno vivencie e desenvolva etapas do pensamento científico, como observação, registro, análise de dados, inferências, classificação e divulgação, sem a compreensão do zoológico apenas como espaço biológico. As sugestões metodológicas encontradas nesse recurso didático são resultado de experiências como Professora e formadora de professores em curso de licenciatura em biologia, considerando o uso de espaços não formais e indicam uma evidente necessidade de discussões mais amplas e investigações acerca desse tema, oferecendo aos professores sugestões de atividades com potencial educativo investigativo, não apenas de cunho biológico.

Biografía del autor/a

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Ensino em Ciências, Instituto de Ciências Biológicas, UFG, Campus Goiânia.

Publicado

2017-02-17

Cómo citar

Goldschmidt, A. I. (2017). PROFESSOR, O QUE FAZER NO ZOOLÓGICO?. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 60–87. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v6i3.559

Número

Sección

Relato de Experiência

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