A ABORDAGEM ECOPEDAGÓGICA PARA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1387

Palavras-chave:

Ecopedagogia, Educação Ambiental, Fundamentos estéticos, ludicidade, cidadania planetária

Resumo

O presente artigo consiste no relato de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de Educação Infantil, na cidade de Porto Alegre/RS. O projeto seguiu os princípios da Ecopedagogia como modelo pedagógico para a sensibilização ambiental e para a sustentabilidade socioambiental. Utilizando material didático e fundamentos estéticos que abordaram conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental, a proposta buscou possibilitar novas vivências sensoriais relacionando o ensino de Ciências, a Educação Ambiental e a alfabetização científica na primeira infância, através de experiências que envolvem a experimentação artística e científica.  A metodologia consistiu em montar um projeto de trabalho a partir de um tema gerador que surgiu a partir do interesse das crianças: a transformação da natureza. A ideia central foi envolver os alunos no processo criativo e na construção dos conhecimentos com significados reais, a partir das atividades realizadas. O objetivo principal do trabalho consistiu na promoção de vivências e na formação de valores contextualizados com o cotidiano dos educandos, tendo como elemento norteador a sensibilização ambiental para construção da cidadania sustentável. Ao longo do projeto foi possível observar que as atividades ao ar livre foram as que causaram maior entusiasmo e curiosidade entre os alunos. Aprovando assim, as ideias da Ecopedagogia que sugerem o maior contato possível com os elementos da natureza durante a primeira infância para o e desenvolvimento da interpretação de mundo conforme os principios éticos da sustentabilidade social e ambiental. O objetivo do trabalho não foi mensurar o nível de aprendizagem das crianças após a realização do projeto. No entanto, pretende-se relatar atividades e seus percursos metodológicos para que possam ser aplicadas na educação infantil. Facilitando as práticas de Educação Ambiental nas escolas, para que novas relações de pertencimento ao meio e respeito pela natureza possam ser criadas desde os primeiros anos de vida.

Biografia do Autor

Fernanda Schwalm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PPGQVS- Programa de pós-graduação em química da vida e saúde. UFRGS

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DEC- Departamento de Ensino e Currículo

FACED- Faculdade de Educação da UFRGS

Referências

ALMEIDA, E. S. A; FACHÍN-TERÁN, A. A alfabetização científica na educação infantil: Possibilidades de integração. Latin American Journal of Science Education. 2, 12032, p. 5, 2015. ISNN 2007-9842.

AMANDO DE BARROS, M. (Organizadora). Desesmparedamento da infância. A escola como um um lugar de encontro com a natureza. Prefácio de Lea Tiriba. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2018.

CHAWLA, L. Benefits of Nature Contact for Children. Journal of Planning Literature, v.30, n.4, p.433-452, 2015.

DUARTE JUNIOR, J.F. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez: Autores associados; [Uberlândia, MG]: Universidade de Uberlândia, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FUSARI, M. F. R.; FERRAZ, M. H. C. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez. 2001.

GADOTTI, M. Pedagogia da Terra. SP: Peirópolis. 6 ª edição. 2000.

GUIMARÃES, Mauro. Por uma Educação Ambiental Crítica na Sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinares, [S.1.], v.7, n.9, p. 11-12, maio 2016. ISSN 1982-5374. Disponível: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2767. Acesso em: 13 mar.2019. doi: http//dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2767.

GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3 ed. SP: Cortez,2013.

LANZ, R.: A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. 3 edição. São Paulo : Summus, 1979.

MAGALHÃES, H.G.D.: A Ecopedagogia e a pedagogia da informalidade na escola. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. E-ISSN 1517-1.256, v. 30, n.2, p. 304 - 316, jul./dez. 2013

MAGALHÃES, G. Introdução à metodologia da pesquisa: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005.

MATURANA, H. Emociones y linguaje em educación y política. Santiago de Chile: Dolmen, 1989.

PELLEGRINO, J. W.; HILTON, M. L. (Ed.). Education for life and work: developing transferable knowledge and skills in the 21st century. Washington, DC: National Academy of Sciences, 2012.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

OSTROWER, F. A arte como processo na educação. Funarte, Rio de Janeiro, 1981.

TOZZONI-REIS, M. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Revista Educar, Curitiba, n. 27, p. 93-110, 2006. Editora UFPR.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Relato de Experiência