A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: DISCUSSÃO DA ÉTICA PROFISSIONAL E DA PESQUISA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Lêda Glicério Mendonça Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência em sala de aula em que se abordou o tema “ética profissional e na pesquisa” com auxílio de estratégias baseadas na arte. Nesse caso, foi utilizada a leitura dramatizada de trechos de livros de ficção-científica como ponto de partida para a reflexão e a discussão dos temas. Após a aplicação dessa estratégia, foi proposta aos alunos a produção de um texto analítico sobre as obras apresentadas, embasado nos documentos legais comentados em sala de aula.

Biografía del autor/a

Lêda Glicério Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e em Licenciatura em Química (2006). Atualmente é professora de ensino médio, técnico e graduação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Ensino de Ciências (Especialização e Mestrado). Atualmente assume a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica na Direção de Pós-Graduação e Pesquisa do CEFETQuímica/RJ.

Publicado

2009-05-18

Cómo citar

Mendonça, L. G. (2009). A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: DISCUSSÃO DA ÉTICA PROFISSIONAL E DA PESQUISA EM SALA DE AULA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 1(1), p. 41–51. Recuperado a partir de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/26

Número

Sección

Relato de Experiência