A EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i1.779Palavras-chave:
Ensino, ciências, experimentação, alfabetização científicaResumo
O presente relato de experiência apresenta um projeto de ensino intitulado “O método científico através da experimentação na sala de aula” realizado com alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental afim de promover reflexões sobre como a experimentação pode contribuir com o processo de alfabetização científica. Através da utilização de dois experimentos, um sobre o ciclo da água e outro sobre deslizamentos de encostas, objetivou-se a apresentação aos alunos das etapas do método científico e realização de reflexões sobre os resultados observados com circunstâncias do cotidiano dos alunos. As atividades foram realizadas de maneira lúdica e descontraída afim de obter a participação de todos os alunos. Foi observado o progresso dos alunos durante as aulas do projeto e a familiarização com o conteúdo apresentado. A relação dos temas abordados foi facilmente estabelecida com a realidade local a partir da apresentação dos experimentos permitindo a leitura dos fenômenos estudados. A utilização dos experimentos e das demonstrações facilitaram a visualização e tornou o momento atrativo, demonstrando que atividades como estas que foram desenvolvidas podem facilitar a leitura do que acorre na natureza de maneira reflexiva e crítica.
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Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
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