PERFIL DOCENTE: CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IFMS - CB

Autores

  • Isadora Rodriguez Sambrana Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Corumbá
  • Ana Cecilia Soja Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Corumbá

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i1.1786

Palavras-chave:

ensino em ciências, formação profissional, metodologias, práticas docente.

Resumo

As práticas pedagógicas são fundamentais no dia a dia docente, porém a despeito 

As práticas pedagógicas são fundamentais no dia a dia docente, porém a despeito dessa relevância em algumas áreas do Conhecimento, como Ciências da Natureza, elas ainda são pouco discutidas. Visando diminuir tal lacuna, este estudo analisou o perfil dos docentes de Ciências da Natureza do IFMS-Câmpus Corumbá verificando sua relação com as estratégias pedagógicas por eles utilizadas, bem como a eficiência destes métodos do ponto de vista dos estudantes. De natureza básica e descritiva, esta pesquisa envolveu o uso de formulários online e foi adotado o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. A aplicação dos questionários ocorreu virtualmente com docentes e alunos dos cursos técnico de informática e metalurgia, ambos oferecidos no câmpus. Nossos resultados mostraram o docente de Ciências da Natureza do Câmpus Corumbá como um profissional qualificado tecnicamente e motivado a diversificar seus métodos pedagógicos através de formação pedagógica contínua. As principais dificuldades encontradas pelos docentes são o uso regular da tecnologia e o desenvolvimento de atividades inclusivas. Já os estudantes apontaram falta de sintonia entre alunos e professores no que se refere a clareza na abordagem do conteúdo. Tais pontos podem ser atenuados a partir da oferta de formação continuada que promova a reflexão, o que cremos que seria bem recebido pelos professores dado seu perfil. Os professores também se mostraram alinhados à maioria dos princípios norteadores da Educação Básica Técnica e Tecnológica ofertada pelos Institutos Federais, como a formação emancipatória e cidadã voltada para o mundo do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE:ensino em ciências; formação profissional; metodologias; práticas docente.

Biografia do Autor

Isadora Rodriguez Sambrana, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Corumbá

Estudante do curso de Especialização em Docência do IFMS- Corumbá

Ana Cecilia Soja, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Corumbá

Ana Cecilia Soja é professora de física do Instituto Federal do IFMS, câmpus Corumbá. Formada em Física pela Universidade de São Paulo e Mestre e Doutora em Ciências pela mesma instituição, atua com pesquisa  nas áreas de Astrofísica e Ensino de Ciências e coordena projetos de extensão que têm como objetivo popularizar a ciência.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução a metodologia do trabalho científico. 8o. Edição. Editora Atlas. São Paulo, 2007.

FIGUEIREDO, C. V.; GANDRA, L. P. Formação de professores/educação profissional: o perfil do docente ingressante no IFMS Câmpus Coxim. Anais do II Colóquio Nacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal, IFRN, 2013.

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências?. Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003.

GARCIA, N. M. D.; HIGA, I. Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais. Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, p. 166-183, 2012.

GIL, A. C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas S. A, 2008.

MACEDO, R. S. O ensino de ciências por investigação e a prática pedagógica de professores licenciados no IF – UFBA. Tese de Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

MARCONDES, M. I.; LEITE, M. S.; LEITE, V. F. A Pesquisa Contemporânea em Didática: contribuições para a prática pedagógica. Educação em revista, v. 27, n. 3, p. 305-334, 2011.

MEC, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Indicadores Educacionais 2019. Brasília. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais>. Acesso em 02 de novembro de 2020.

MILARÉ, T.; FILHO, J. P. A. A Química Disciplinar em Ciências do 9º Ano. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, 2010.

OBSERVATÓRIO do PNE. Disponível em: www.observatorio.org.br. Acesso em: 02 de novembro de 2020.

OECD, PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do, PISA, OECD Publishing, Paris, 2019.

OLIVEIRA, V. S.; & SILVA, R. F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. Holos, v. 2, n. 28, p. 193‐205, 2012.

PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2018.

SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 289-303, 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Ed. Atlas, 1987.

VITAL, A., & GUERRA, A. A natureza da ciência no ensino de Física: estratégias didáticas elaboradas por professores egressos do mestrado profissional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 225-257, 2014.

WAISERLFISZ, J. J., O Ensino das Ciências no Brasil e o PISA, Instituto Sangaria. São Paulo. 1o. Edição, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Artigos Científicos