COMO SE ENCONTRAM OS ESTUDOS DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS RELACIONADOS À HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA?

Autores

  • Susete Francieli Ribeiro Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - RS/ doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências.
  • Michelle Camara Pizzato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - RS/ Professora da área de ensino de química (graduação e pós-graduação).
  • André Luís Silva da Silva Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA -RS/ Professor da área de ensino de química (graduação e pós-graduação).
  • Paulo Rogério Garcez de Moura Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – ES/ Professor do Magistério Superior na Graduação (DQUI) e Pós-Graduação de Química.
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS- RS/ professor da área de educação química (ênfase na pós-graduação).

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1326

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Didática das Ciências, História e Filosofia da Ciência.

Resumo

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões e discussões referentes ao contexto dos estudos da Didática das Ciências (DdC) em relação à História e Filosofia da Ciência (HFC). Foram utilizadas as bases de dados Dialnet e periódicos da CAPES em relação aos artigos publicados no período de 2013 a 2018. Desse modo, utilizou-se como critério de escolha a ênfase para trabalhos que discutissem, conjuntamente, HFC ao contexto da DdC. Foram selecionados 7 artigos da base de dados Dialnet e 15 dos periódicos da CAPES, totalizando, assim, a coleta de 22 artigos para análise final. Salienta-se que as principais categorias de discussão deste trabalho são relacionadas, respectivamente, a: dificuldades e potencialidades da HFC em relação à formação docente; enfoques da HFC à aprendizagem científica, a metodologias de ensino, à experimentação científica na DdC, em relação aos currículos de ciência e aos livros didáticos; e autores que são referenciados em relação à Filosofia da Ciência.

 

Biografia do Autor

Susete Francieli Ribeiro Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - RS/ doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências.

Possui graduação em Ciências Exatas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Caçapava do Sul/RS, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está cursando doutorado (UFRGS) na área de História e Filosofia da Ciência voltada ao campo da Didática das Ciências.

Michelle Camara Pizzato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS - RS/ Professora da área de ensino de química (graduação e pós-graduação).

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidad de Burgos (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase em Didática e Epistemologia das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, idéias dos alunos, ensino de química, história e filosofia das ciências e concepções e práticas docentes. 

André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA -RS/ Professor da área de ensino de química (graduação e pós-graduação).

Professor, pesquisador, escritor. Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS no Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, com extensão realizada na Duke University, Durham, NC, EUA (2014); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007) e Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2004). Atua como pesquisador em História e Filosofia das Ciências, com ênfase em epistemologia científica, e em Metodologias de Ensino, com ênfase na Atividade Experimental Problematizada (AEP), a partir das bases teóricas da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Epistemologia de Thomas Kuhn. Coordena Projetos de Pesquisa aplicados ao Ensino de Ciências, área na qual apresenta artigos publicados em diversos periódicos, sites e eventos. Atuou por 10 anos como professor na Educação Estadual de nível médio e no Ensino Profissional em disciplinas envolvendo a Química e a Física. Coordenou atividades laboratoriais em Curso Técnico em Química durante 8 anos. Ministrou aulas de Pós-Graduação em Formação de Professores durante 2 anos, área onde atua hoje como palestrante convidado. Desde 2015 é Professor Adjunto em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Caçapava do Sul/RS, atuando em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, na Especialização em Educação Científica e Tecnológica e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.

Paulo Rogério Garcez de Moura, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES – ES/ Professor do Magistério Superior na Graduação (DQUI) e Pós-Graduação de Química.

Atua como Professor do Magistério Superior na Graduação (DQUI) e Pós-Graduação de Química (Mestrado e Doutorado) na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Campus de Goiabeiras, Vitória, ES). Coordena o Grupo de Educação e Ensino de Química-UFES (GPEEQuim-UFES). Também atua como Professor Visitante no PPG em Química (Mestrado Profissional de Química em Rede - ProfQui - Instituto Federal do Espírito Santo - Vila Velha/ES). Possui "Graduação em Química - Licenciatura" e "Especialização em Educação" pela Universidade de Cruz Alta, "Mestrado em Filosofia" pela Universidade Federal de Santa Maria e "Doutorado em Educação em Ciências" pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Realiza pesquisas em Educação e Ensino de Química/Ciências Naturais nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Metodologias Ativas do Ensino,Experimentação Problematizada, Pesquisa Qualitativa em Ensino, Teorias de Aprendizagem, Linguagem Científica e Justificação, Filosofia das Ciências, Fenomenologia Hermenêutica e Processos de Teorização. 

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS- RS/ professor da área de educação química (ênfase na pós-graduação).

Possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa. 

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão