COMO SE ENCONTRAM OS ESTUDOS DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS RELACIONADOS À HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA?
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1326Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Didática das Ciências, História e Filosofia da Ciência.Resumo
Este trabalho visa apresentar algumas reflexões e discussões referentes ao contexto dos estudos da Didática das Ciências (DdC) em relação à História e Filosofia da Ciência (HFC). Foram utilizadas as bases de dados Dialnet e periódicos da CAPES em relação aos artigos publicados no período de 2013 a 2018. Desse modo, utilizou-se como critério de escolha a ênfase para trabalhos que discutissem, conjuntamente, HFC ao contexto da DdC. Foram selecionados 7 artigos da base de dados Dialnet e 15 dos periódicos da CAPES, totalizando, assim, a coleta de 22 artigos para análise final. Salienta-se que as principais categorias de discussão deste trabalho são relacionadas, respectivamente, a: dificuldades e potencialidades da HFC em relação à formação docente; enfoques da HFC à aprendizagem científica, a metodologias de ensino, à experimentação científica na DdC, em relação aos currículos de ciência e aos livros didáticos; e autores que são referenciados em relação à Filosofia da Ciência.
Referências
ACLAND, Alicia. Interdisciplinariedad en un caso de enseñanza. Intercambios: Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, v. 1, n. 2, p. 40-49, 2014.
ALLCHIN, Douglas. From Science Studies to Scientific Literacy: A View from the Classroom. Science & Education, v. 23, n. 9, p. 1911-1932, 2014.
ARCHILA, Pablo Antonio. Using History and Philosophy of Science to Promote Students’ Argumentation. Science & Education, v. 24, n. 9-10, p. 1201-1226, 2015.
BERMUDEZ, Gonzalo M.A. Los orígenes de la Biología como ciencia. El impacto de las teorías de evolución y las problemáticas asociadas a su enseñanza y aprendizaje. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, v. 12, n. 1, p. 66-90, 2014.
BØE, Maria Vetleseter; HENRIKSEN, Ellen Karoline; ANGELL, Carl. Actual versus implied physics students: How students from traditional physics classrooms related to an innovative approach to quantum physics. Science Education, v. 102, n. 4, p. 649-667, 2018.
CHACÓN, Ángel Romero; MOSQUERA, Yirsen Aguilar; MEJÍA, Luz Stella. Naturaleza de las ciencias y formación de profesores de física. El caso de la experimentación. CPU-e. e Revista de Investigación Educativa, n. 23, p. 75-98, 2016.
GARIK, Peter et al. Teaching the Conceptual History of Physics to Physics Teachers. Science & Education, v. 24, n. 4, p.387-408, 2015.
GALILI, Igal. From Comparison Between Scientists to Gaining Cultural Scientific Knowledge. Science & Education, v. 25, n. 1-2, p. 115-145, 2016.
GERICKE, Niklas; HAGBERG, Mariana; JORDE, Doris. Upper Secondary Students’ Understanding of the Use of Multiple Models in Biology Textbooks—The Importance of Conceptual Variation and Incommensurability. Research In Science Education, v. 43, n. 2, p. 755-780, 2013.
HENKE, Andreas; HÖTTECKE, Dietmar. Physics Teachers’ Challenges in Using History and Philosophy of Science in Teaching. Science & Education, v. 24, n. 4, p. 349-385, 2015.
JENKINS, Edgar W. The ‘nature of science’ in the school curriculum: the great survivor. Journal Of Curriculum Studies, v. 45, n. 2, p. 132-151, 2013.
KALMAN, Calvin S.; LATTERY, Mark J. Three Active Learning Strategies to Address Mixed Student Epistemologies and Promote Conceptual Change. Frontiers In Ict, v. 5, p. 1-9, 2018.
KENDIG, Catherine. Integrating History and Philosophy of the Life Sciences in Practice to Enhance Science Education: Swammerdam’s Historia Insectorum Generalis and the Case of the Water Flea. Science & Education, v. 22, n. 8, p. 1939-1961, 2013.
MAURÍCIO, Paulo; VALENTE, Bianor; CHAGAS, Isabel. A Teaching-Learning Sequence of Colour Informed by History and Philosophy of Science. International Journal Of Science And Mathematics Education, v. 15, n. 7, p. 1177-1194, 2017.
MATTHEWS, Michael R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge. 1994.
MATTHEWS, Michael R. Time for science education: How Teaching the History and Philosophy of Pendulum Motion can Contribute to Science Literacy. 1ª ed. New York: Springer Science + Business Media. 2000. p. 440.
MATTHEWS, Michael R. Changing the focus: from nature of science to features of science. In KHINE, M. S. (Ed.), Advances in nature of science research. 1ª ed. Dordrecht: Springer. 2012. p. 3-26.
MATTHEWS, Michael R. (Ed.). International Hand book of Research in History, Philosophy and Science Teaching. 1ª ed. New York: Springer Science+business Media Dordrecht, 2014. 2532 p.
MORENO, Julio Alejandro Castro. Conocimiento práctico, historia, filosofía y enseñanza de la biología: el caso de la herencia biológica. Tecné, Episteme y Didaxis: Revista de La Facultad de Ciencia y Tecnología, n. 34, p. 103-125, 2013.
MUÑOZ, Francisca; VALENCIA, Elizabeth; CABRERA-CASTILLO, Henry Giovany. Situaciones Científicas Escolares Problematizadoras a partir del análisis del Experimento V de Robert Boyle. Revista Eureka Sobre Enseñanza y Divulgación de Las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 115-125, 2017.
NIAZ, Mansoor et al. Do general physics textbooks discuss scientists’ ideas about atomic structure? A case in Korea. Physics Education, v. 48, n. 1, p. 57-64, 2013.
NIAZ, Mansoor. Progressive transitions in chemistry teachers’ understanding of nature of science based on historical controversies. Science & Education, v. 18, n. 1, p. 43–65, 2009.
Autor 1 e Autor 2, 2007.
SANTOS, Simone Barreto et al. A disciplina de História da Ciência e da Técnica: contribuições para o ensino e a formação de Professores de Química. Educación Química, v. 25, n. 1, p. 71-81, 2014.
TEIXEIRA, Elder Sales; FREIRE JUNIOR, Olival; GRECA, Ileana Maria. Teaching Newton’s universal gravitation guided by history and philosophy of science: a didactical propose focusing on argumentation. Enseñanza de Las Ciencias. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, v. 33, n. 1, p. 205-223, 2015.
SIN, Cristina. Epistemology, Sociology, and Learning and Teaching in Physics. Science Education, v. 98, n. 2, p. 342-365, 2014.
SOLBES, J.; TRAVER, M. J. La utilización de la Historia de las Ciencias em la Enseñanza de la Física y la Química. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas. v. 14, n. 1, 1996.
TSYBULSKY, Dina; DODICK, Jeff; CAMHI, Jeff. The Effect of Field Trips to University Research Labs on Israeli High School Students’ NOS Understanding. Research In Science Education, v. 48, n. 6, p. 1247-1272, 2018.
YACOUBIAN, Hagop A. A Framework for Guiding Future Citizens to Think Critically About Nature of Science and Socioscientific Issues. Canadian Journal Of Science, Mathematics And Technology Education, v. 15, n. 3, p. 248-260, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Susete Francieli Ribeiro Machado, Michelle Camara Pizzato, André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Claudio Del Pino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).