GLOSSÁRIO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2558

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem; ensino de ciências; produto educacional; glossário.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um Produto Educacional- PE resultante de uma tese de Doutorado Profissional, vinculada à linha de pesquisa: Formação de professores de ensino de ciências. A partir da pergunta norteadora da pesquisa que buscou investigar como tem ocorrido a avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura em química e física em relevante instituição federal de ensino, constatou-se a existência de práticas conservadoras, de fragilidades na formação dos professores e inconsistências nos documentos institucionais. Diante deste cenário, foi desenvolvido o Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem, em formato de e-book, contendo verbetes relacionados à prática pedagógica no que diz respeito à avaliação, visando contribuir para a formação sobre a temática, ao impulsionar entre docentes que lecionam nas licenciaturas de ciências naturais a discussão, reflexão e aprendizagem sobre o tema, além de pretender se constituir material de ensino a ser utilizado com os licenciandos. O Glossário conta com um artefato para complementá-lo: o podcast Avaliando a avaliação, que é composto por episódios que abordam alguns verbetes selecionados a partir da pesquisa.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Lisbôa, C. do C. A., & Moreira, M. C. do A. (2024). GLOSSÁRIO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152558. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2558

Edição

Seção

Produto Educacional