O DIÁLOGO PRESENTE ENTRE MÚLTIPLOS OBJETOS DE PESQUISA

Autores

  • Maria Cristina do Amaral Moreira IFRJ

Resumo

Toda vez que escrevo um editorial fico pensando o que os textos aqui apresentados nos trazem de presente, comum e, também diferente. Embora o pano de fundo das pesquisas na área de Ensino seja o diálogo entre os múltiplos objetos de pesquisas, assim como questões teórico-metodológicas variadas é bem evidente que essa área de pesquisa aumentou e variou muito seus escopos filosóficos.

 

Embora, em se tratando de conhecimento o ideal seria não haver uma fronteira clara entre as variadas áreas do conhecimento, mas que sejam nítidos os diálogos possíveis voltados para o Ensino.

 

Se pensarmos que no início das pesquisas da área de Ensino (antes 46) ou pelo menos desde quando a memória nos permite recuperar, a ideia de ensinar, e de ensinar ciências sempre se preocupou com uma epistemologia interdisciplinar, além de estar associada à sala de aula. Não que essas preocupações não estejam presentes hoje em dia, mas avançamos bastante em relação às ideias mais pragmáticas do ensino, ampliando o limite imposto pela própria atividade “aula”, apostamos mais nas interdisciplinas, nas questões metodológicas, na relação teoria e prática entre outros.

Biografia do Autor

Maria Cristina do Amaral Moreira, IFRJ

Doutora (em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nutes, UFRJ. Graduação em Ciências Biológicas na USU, com especialização em ensino de Biologia pela UFF. Pós-Doc (2018/2019) na UNIRIO (RJ). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atua como coordenadora dos cursos de Doutorado, Mestrado Profissional, em Ensino de Ciências e na Licenciatura em Física do IFRJ, Nilópolis. Com a experiência na área de Ensino de Ciências, tem a pesquisa voltada para os seguintes temas: formação de professores, discussão do livro didático, experimentação no ensino, com foco nas questões da linguagem.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Edição

Seção

Editorial