O DIÁLOGO PRESENTE ENTRE MÚLTIPLOS OBJETOS DE PESQUISA
Resumo
Toda vez que escrevo um editorial fico pensando o que os textos aqui apresentados nos trazem de presente, comum e, também diferente. Embora o pano de fundo das pesquisas na área de Ensino seja o diálogo entre os múltiplos objetos de pesquisas, assim como questões teórico-metodológicas variadas é bem evidente que essa área de pesquisa aumentou e variou muito seus escopos filosóficos.
Embora, em se tratando de conhecimento o ideal seria não haver uma fronteira clara entre as variadas áreas do conhecimento, mas que sejam nítidos os diálogos possíveis voltados para o Ensino.
Se pensarmos que no início das pesquisas da área de Ensino (antes 46) ou pelo menos desde quando a memória nos permite recuperar, a ideia de ensinar, e de ensinar ciências sempre se preocupou com uma epistemologia interdisciplinar, além de estar associada à sala de aula. Não que essas preocupações não estejam presentes hoje em dia, mas avançamos bastante em relação às ideias mais pragmáticas do ensino, ampliando o limite imposto pela própria atividade “aula”, apostamos mais nas interdisciplinas, nas questões metodológicas, na relação teoria e prática entre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Cristina do Amaral Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).