USO DE OFICINA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DE AGROTÓXICOS E PRODUTOS ORGÂNICOS EM ESCOLAS DE COCAL, PIAUÍ

Autores

  • Paulo Sérgio de Araujo Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba http://orcid.org/0000-0001-8764-4455
  • Marciele Gomes Rodrigues Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães
  • Jaíne Mendes de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Janine de Albuquerque Cunha Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Matheus Ladislau Gomes de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Rayane Erika Galeno Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Letícia de Andrade Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Carlos Francisco Santos Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Thalita Brenda dos Santos Vieira Universidade Estadual do Piauí
  • Márcia Gomes Rodrigues Faculdade IESM
  • Joelma de Araújo Silva Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1601

Palavras-chave:

metodologia de ensino, ciências, ensino-aprendizagem, agrotóxicos, produtos orgânicos.

Resumo

O ensino de Ciência apresenta caráter interdisciplinar e por esse motivo se torna suscetível a situações do cotidiano e problemas socioculturais, possibilitando a sua contextualização. Porém, o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas como a de Ciências vem passando por dificuldades, seja pelo desinteresse dos educandos, assim como pela forma que o assunto é abordado. Destarte, o presente artigo buscou abordar uma metodologia de ensino alternativa para a disciplina de Ciências envolvendo as temáticas agrotóxicos e produtos orgânicos, visando o debate e discussão a respeito do tema articulado. As atividades metodológicas foram desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental Unidade Escolar Chico Monção e Unidade Escolar José Basson e ocorreram em duas turmas de 9º ano. Assim, inicialmente foi aplicado um pré-teste e ao final das propostas metodológicas, aplicou-se um pós-teste, ambos contendo 8 questões abertas e fechadas. Realizou-se também a abordagem de aulas introdutórias, bem como a leitura de textos por parte dos estudantes. Ademais, foi proposta uma oficina de produção de cartazes, e por fim, ocorreu a socialização dos cartazes produzidos pelos alunos. Com as atividades metodológicas desenvolvidas durante a intervenção, foi possível trabalhar temáticas presentes no cotidiano dos educandos de forma mais atrativa, ocasionando ainda a participação e o seu interesse perante temas que abordam significativas problematizações. Diante disso, conclui-se que o ensino conciliado a abordagens metodológicas alternativas é uma forma de auxiliar na compreensão de assuntos presentes em várias áreas do conhecimento, contribuindo no processo de ensino-aprendizado dos educandos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Araujo Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Técnico em Administração (2017) e Licenciado em Química (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Atualmente é mestrando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em ensino de ciências, toxicologia, produtos naturais, produção de filmes finos e prospecção tecnológica. Tem interesse em pesquisas na área de ensino, química orgânica, bioquímica e biotecnologia, com ênfase em estratégias metodológicas aplicadas ao ensino de Química e Ciências, produtos naturais, toxicologia de produtos naturais e nanotecnologia.

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Publicado

2021-07-15

Como Citar

Sousa, P. S. de A., Rodrigues, M. G., Sousa, J. M. de, Rodrigues, J. de A. C., Oliveira, M. L. G. de, Oliveira, R. E. G., Ferreira, L. de A., Aguiar, C. F. S., Vieira, T. B. dos S., Rodrigues, M. G., & Resende, J. de A. S. (2021). USO DE OFICINA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DE AGROTÓXICOS E PRODUTOS ORGÂNICOS EM ESCOLAS DE COCAL, PIAUÍ. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 12(2), 63–85. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1601

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