JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO EM TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM COCAL, PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1732Palavras-chave:
Jogos didáticos. Química. Ensino-aprendizagem. Conteúdos. Ensino de química.Resumo
Atualmente, docentes de todas as disciplinas estão buscando meios alternativos para tornar as aulas mais atrativas, objetivando facilitar a compressão dos conteúdos abordados. Um dos meios recorridos são os jogos didáticos, ferramenta lúdica que possibilita aos alunos o despertar de novas habilidades, capacidade de comunicação e observação. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de jogos lúdicos criados a partir de materiais alternativos e de fácil acesso em turmas da 1ª série do Ensino Médio na cidade de Cocal, Piauí. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente foram realizadas observações nas aulas de Química em quatro turmas durante quatro meses, buscando identificar os conteúdos que os alunos apresentavam maiores dificuldades. A partir destas observações foram desenvolvidos quatro jogos lúdicos com o intuito de minimizar tais dificuldades. Com a aplicação dos jogos foi notório o entusiasmo e a participação da turma, contribuindo assim para construção de conhecimento de forma ativa e dinâmica por meio do compartilhamento de aprendizagens e ideias. Tal atividade demonstrou ser uma boa alternativa para o ensino de Química, visto que os alunos se mostraram mais interessados e motivados, transformando o ambiente escolar em um ambiente lúdico, o que consequentemente favoreceu a interação aluno/professor e aluno/aluno.
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