JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO EM TURMAS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM COCAL, PIAUÍ

Autores

  • Rayane Erika Galeno Oliveira
  • Thalita Brenda dos Santos Vieira Universidade Estadual do Piauí
  • Thaís Alves Carvalho
  • Raiane de Brito Sousa
  • Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i3.1732

Palavras-chave:

Jogos didáticos. Química. Ensino-aprendizagem. Conteúdos. Ensino de química.

Resumo

Atualmente, docentes de todas as disciplinas estão buscando meios alternativos para tornar as aulas mais atrativas, objetivando facilitar a compressão dos conteúdos abordados. Um dos meios recorridos são os jogos didáticos, ferramenta lúdica que possibilita aos alunos o despertar de novas habilidades, capacidade de comunicação e observação. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de jogos lúdicos criados a partir de materiais alternativos e de fácil acesso em turmas da 1ª série do Ensino Médio na cidade de Cocal, Piauí. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente foram realizadas observações nas aulas de Química em quatro turmas durante quatro meses, buscando identificar os conteúdos que os alunos apresentavam maiores dificuldades. A partir destas observações foram desenvolvidos quatro jogos lúdicos com o intuito de minimizar tais dificuldades. Com a aplicação dos jogos foi notório o entusiasmo e a participação da turma, contribuindo assim para construção de conhecimento de forma ativa e dinâmica por meio do compartilhamento de aprendizagens e ideias. Tal atividade demonstrou ser uma boa alternativa para o ensino de Química, visto que os alunos se mostraram mais interessados e motivados, transformando o ambiente escolar em um ambiente lúdico, o que consequentemente favoreceu a interação aluno/professor e aluno/aluno.

Biografia do Autor

Rayane Erika Galeno Oliveira

Graduada em Licenciatura em Química (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí campus Cocal. Durante a graduação foi bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica em que ministrou aulas de Ciências na turma de 9° ano na Unidade Escolar José Basson e de Química no 1° ano do ensino médio na Unidade Escolar Dep. Pinheiro Machado. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia/MG - UFU. Tem interesse em estudos voltados ao Ensino de Química e Química de produtos naturais com foco em plantas medicinais.

Thalita Brenda dos Santos Vieira, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal e Técnica em Contabilidade pelo PRONATEC. Foi bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica e estagiária do IFPI. Atuou como monitora de Química no Programa de acolhimento ao estudante ingressante (PRAEI). Atualmente é mestranda em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Thaís Alves Carvalho

Técnica em Agropecuária (2015) pelo Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães - CEEP RURAL. Atualmente é graduanda em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) e bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica. Atuou como monitora de Química no Programa de Acolhimento ao Estudante Ingressante - PRAEI (2016). Desenvolveu pesquisas na área de educação ambiental, com ênfase na química do sabão caseiro.

Raiane de Brito Sousa

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Desenvolveu pesquisas com educação e temáticas ambientais. Foi bolsita da CAPES no Programa de Residência Pedagógica. Atuou como monitora nas disciplina de Química Geral Experimental II, Física Básica e Inglês Instrumental do curso de Licenciatura em Química.

Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Biotecnologia (área: Química) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia, Ponto focal: Piauí (PPGB/RENORBIO). Desenvolve pesquisa na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e desenvolvimento de complexos de inclusão com ciclodextrinas, bem como sobre o uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química.

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Publicado

2021-10-05

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