QUÍMICA AMBIENTAL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E OFICINAS MECÂNICAS: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1427Palavras-chave:
química, hidrocarbonetos, educação ambiental, gestão ambiental, poluição.Resumo
Os altos índices de poluição ao meio ambiente são, atualmente, uma das maiores causas de desastres naturais. Postos de gasolina e oficinas mecânicas, quando não obedecem às medidas de gestão ambiental, contribuem para a ocorrência deste problema, liberando substâncias químicas constituídas principalmente por hidrocarbonetos que afetam a natureza. A abordagem dessa temática na escola contribui para um meio sustentável e apresenta a Química em uma dimensão mais próxima dos estudantes. O trabalho objetivou sensibilizar estudantes do 3º ano do ensino médio sobre os impactos que estes estabelecimentos causam em virtude da emissão de substâncias químicas prejudiciais à natureza. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento do tema e, posteriormente, coleta de dados nos postos e oficinas através da observação e aplicação de questionários. Em seguida, a temática foi trabalhada com alunos do 3º ano do ensino médio da escola Deputado Ribeiro Magalhães, na cidade de Cocal Piauí, através de exposição do tema trabalhado. A partir dos dados obtidos, foi perceptível que a gestão ambiental não é seguida por alguns estabelecimentos visitados e outros demonstraram falta de conhecimento sobre o assunto, porém se mostraram dispostos a obter maior informação. Ao abordar o tema na escola, obteve-se êxito em relacionar os dados da pesquisa com o conteúdo em sala e ampla participação dos alunos nas atividades. Desta forma, os objetivos do trabalho foram alcançados, uma vez que contribuiu-se para a formação de uma consciência ambiental nos estudantes e para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química.
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