QUÍMICA AMBIENTAL EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E OFICINAS MECÂNICAS: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL

Autores

  • Thalita Brenda dos Santos Vieira Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
  • Rayane Erika Galeno Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal.
  • Marciele Gomes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Cocal. Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães.
  • Paulo Sérgio de Araujo Sousa Universidade Federal do Piauí.
  • Thaís Alves Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) campus Cocal.
  • Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Abraão Leal Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) campus Cocal.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1427

Palavras-chave:

química, hidrocarbonetos, educação ambiental, gestão ambiental, poluição.

Resumo

Os altos índices de poluição ao meio ambiente são, atualmente, uma das maiores causas de desastres naturais. Postos de gasolina e oficinas mecânicas, quando não obedecem às medidas de gestão ambiental, contribuem para a ocorrência deste problema, liberando substâncias químicas constituídas principalmente por hidrocarbonetos que afetam a natureza. A abordagem dessa temática na escola contribui para um meio sustentável e apresenta a Química em uma dimensão mais próxima dos estudantes. O trabalho objetivou sensibilizar estudantes do 3º ano do ensino médio sobre os impactos que estes estabelecimentos causam em virtude da emissão de substâncias químicas prejudiciais à natureza. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se uma revisão bibliográfica para o aprofundamento do tema e, posteriormente, coleta de dados nos postos e oficinas através da observação e aplicação de questionários. Em seguida, a temática foi trabalhada com alunos do 3º ano do ensino médio da escola Deputado Ribeiro Magalhães, na cidade de Cocal Piauí, através de exposição do tema trabalhado. A partir dos dados obtidos, foi perceptível que a gestão ambiental não é seguida por alguns estabelecimentos visitados e outros demonstraram falta de conhecimento sobre o assunto, porém se mostraram dispostos a obter maior informação. Ao abordar o tema na escola, obteve-se êxito em relacionar os dados da pesquisa com o conteúdo em sala e ampla participação dos alunos nas atividades. Desta forma, os objetivos do trabalho foram alcançados, uma vez que contribuiu-se para a formação de uma consciência ambiental nos estudantes e para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química.

Biografia do Autor

Thalita Brenda dos Santos Vieira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal e Técnica em Contabilidade pelo PRONATEC. Foi bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica e estagiária do IFPI. Atuou como monitora de Química no Programa de acolhimento ao estudante ingressante (PRAEI). Atualmente é mestranda em Química pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Rayane Erika Galeno Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal.

Técnica em Contabilidade (2016). Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Membro do Laboratório de Química, em que desenvolveu um projeto de iniciação cientifica volutaria com a seguinte temática: Purificação de reagentes sólidos vencidos utilizando a recristalização. Atuou como bolsista do CNPq no qual o mesmo é voltado para área da docência.

Marciele Gomes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - campus Cocal. Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães.

Possui licenciatura em Química (2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal. Leciona no Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães (2019-2020), no qual ministra aulas em turmas de 1º, 2º e 3º Ano do Ensino Médio, ressalta-se ainda que a modalidade de ensino é alternância. Além disso, ministra aulas nas turmas de 1º e 2º Ano do ensino médio na Modalidade PROEJA. Foi bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica e estagiária no IFPI.

Paulo Sérgio de Araujo Sousa, Universidade Federal do Piauí.

Técnico em Administração (2017) e Licenciado em Química (2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Atualmente é mestrando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em ensino de ciências, toxicologia, produtos naturais, produção de filmes finos e prospecção tecnológica. Tem interesse em pesquisas na área de ensino, química orgânica, bioquímica e biotecnologia, com ênfase em estratégias metodológicas aplicadas ao ensino de Química e Ciências, produtos naturais, toxicologia de produtos naturais e nanotecnologia

Thaís Alves Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) campus Cocal.

Técnica em Agropecuária (2015) pelo Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães - CEEP RURAL. É graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) e bolsista da CAPES no programa de Residência Pedagógica. Atuou como monitora de Química no Programa de Acolhimento ao Estudante Ingressante - PRAEI (2016). Desenvolveu pesquisas na área de educação ambiental, com ênfase na química do sabão caseiro.

Rusbene Bruno Fonseca de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Biotecnologia (área: Química) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia, Ponto focal: Piauí (PPGB/RENORBIO). Desenvolve pesquisa na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e desenvolvimento de complexos de inclusão com ciclodextrinas, bem como sobre o uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química.

Abraão Leal Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - (IFPI) campus Cocal.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2009), graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológias pela Universidade Federal do Piauí (2009), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2014) e mestrado em Engenharia de Materiais pelo Instituto Federal do Piauí (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal do Piauí - Campus Cocal.

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Publicado

2020-08-14

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Artigos Científicos

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