USO DE OFICINA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DA TEMÁTICA DE AGROTÓXICOS E PRODUTOS ORGÂNICOS EM ESCOLAS DE COCAL, PIAUÍ

Autores

  • Paulo Sérgio de Araujo Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba http://orcid.org/0000-0001-8764-4455
  • Marciele Gomes Rodrigues Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães
  • Jaíne Mendes de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Janine de Albuquerque Cunha Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Matheus Ladislau Gomes de Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Rayane Erika Galeno Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Letícia de Andrade Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Carlos Francisco Santos Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Thalita Brenda dos Santos Vieira Universidade Estadual do Piauí
  • Márcia Gomes Rodrigues Faculdade IESM
  • Joelma de Araújo Silva Resende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1601

Palavras-chave:

metodologia de ensino, ciências, ensino-aprendizagem, agrotóxicos, produtos orgânicos.

Resumo

O ensino de Ciência apresenta caráter interdisciplinar e por esse motivo se torna suscetível a situações do cotidiano e problemas socioculturais, possibilitando a sua contextualização. Porém, o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas como a de Ciências vem passando por dificuldades, seja pelo desinteresse dos educandos, assim como pela forma que o assunto é abordado. Destarte, o presente artigo buscou abordar uma metodologia de ensino alternativa para a disciplina de Ciências envolvendo as temáticas agrotóxicos e produtos orgânicos, visando o debate e discussão a respeito do tema articulado. As atividades metodológicas foram desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental Unidade Escolar Chico Monção e Unidade Escolar José Basson e ocorreram em duas turmas de 9º ano. Assim, inicialmente foi aplicado um pré-teste e ao final das propostas metodológicas, aplicou-se um pós-teste, ambos contendo 8 questões abertas e fechadas. Realizou-se também a abordagem de aulas introdutórias, bem como a leitura de textos por parte dos estudantes. Ademais, foi proposta uma oficina de produção de cartazes, e por fim, ocorreu a socialização dos cartazes produzidos pelos alunos. Com as atividades metodológicas desenvolvidas durante a intervenção, foi possível trabalhar temáticas presentes no cotidiano dos educandos de forma mais atrativa, ocasionando ainda a participação e o seu interesse perante temas que abordam significativas problematizações. Diante disso, conclui-se que o ensino conciliado a abordagens metodológicas alternativas é uma forma de auxiliar na compreensão de assuntos presentes em várias áreas do conhecimento, contribuindo no processo de ensino-aprendizado dos educandos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Araujo Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Técnico em Administração (2017) e Licenciado em Química (2019) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Atualmente é mestrando em Biotecnologia pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência em ensino de ciências, toxicologia, produtos naturais, produção de filmes finos e prospecção tecnológica. Tem interesse em pesquisas na área de ensino, química orgânica, bioquímica e biotecnologia, com ênfase em estratégias metodológicas aplicadas ao ensino de Química e Ciências, produtos naturais, toxicologia de produtos naturais e nanotecnologia.

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2021-07-15

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Artigos Científicos

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