A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO – DESAFIOS E DISSONÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2019.v10i3.1094Palabras clave:
Formação de professores, Formação continuada, Professores de Biologia.Resumen
Analisando documentos que orientam e definem as políticas curriculares para a formação de professores em âmbito nacional como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduandos e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, além dos Parâmetros de Formação Docente do Estado de Pernambuco; e estabelecendo um contraponto com entrevistas realizadas com docentes de Biologia da Rede Estadual de Pernambuco, procurou-se compreender, através dos discursos presentes, como se planejam e efetivam as formações continuadas desses profissionais. Uma das conclusões da presente pesquisa foi a de que há uma dissonância efetiva entre o que está documentado e o que ocorre na prática, mais especificamente relacionada à impossibilidade da formação docente, à relação entre teoria e prática e às orientações para o uso pedagógico das tecnologias. Essas dissonâncias nos direcionam a pensar os desafios que se apresentam para esses processos formativos.
Citas
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