ATOS DE CURRÍCULO SOBRE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA E CIBERCULTURAL NO GOOGLE JAMBOARD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2571

Palavras-chave:

Direitos sexuais e reprodutivos, Paulo Freire, ciberpesquisa-formação, Google Jamboard

Resumo

Neste artigo narramos uma cocriação freireana e cibercultural realizada no Google Jamboard com estudantes secundaristas matriculados em uma escola pública. A atividade é fruto de uma pesquisa de doutoramento que investigou a tessitura de conhecimentos de direitos sexuais e reprodutivos no cotidiano escolar. O currículo em ato foi forjado nas redes de conversações estabelecidas pelos praticantes dentrofora da escola, em atividades presenciais orientadas pela professorapesquisadora que, leciona o componente curricular de Biologia e em práticas educativas assíncronas implicadas com os pressupostos da educação online, como a autoria, a interatividade e a colaboração. O escopo teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na concepção freireana de educação e na pesquisa-formação na cibercultura, em diálogo com a teoria feminista interseccional. Os dispositivos utilizados foram o caderno de campo, que permitiu o registro das observações e narrativas dos praticantes e a ficha-roteiro que subsidiou a mediação da produção de dados. Considerando-se a legislação vigente que assegura o direito à educação sexual e saúde reprodutiva e o legado de Paulo Freire em favor da Educação em Direitos Humanos, as práticas educativas que mediamos possibilitaram que os praticantes produzissem coletivamente, um material para aprendizagemensino de temas relacionados à reprodução humana e prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, a partir da ressignificação da proposta curricular oficial da rede de ensino.

Biografia do Autor

Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Sou professora de Biologia em dois colégios públicos em Volta Redonda/RJ nos quais ocupo o cargo de Prof. Doc. I no quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Estou cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Concluí em 2018, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Tenho Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ (2014), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2008). Atualmente, sou membra do Grupo de pesquisa Docência e Cibercultura - GPDoc e pesquisadora no Grupo de pesquisa FRECON - Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo com atuação na linha de pesquisa Estudos Freireanos, Decolonialidade e Interseccionalidade. Meu ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9297-1263

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista PQ do CNPQ. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Atua no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) . Foi professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Editora-chefe da Revista Docência e Cibercultura (Proped/UERJ), link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Editora gerente da Revista RIAE, Revista Interdisciplinar Artes de Educar. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Visiting Scholar at Ohio - Ohio State University , College Education (2023). Membro do Observatório FORMACCE, Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Foi Membro do Conselho Científico da Anped (2021-2023). Foi Coordenadora do GT 16 - "Educação e Comunicação" da ANPED - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação> (2017-2021). Parecerista ad hoc da Anped, aFoi vice-presidente da ABCIBER - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (2017-2019), onde atua como Membro do CCD - Conselho Científico Diretor. Professora da disciplina Informática na Educação no curso de Pedagogia a Distância UERJ/CEDERJ. Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia -UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela Universidade Aberta de Portugal - UAB-PT, onde colabora esporadicamente no MPEL - Mestrado em Pedagogia do e-Learning . Atua na formação inicial e continuada de professores e pesquisadores. Áreas de atuação: "Educação e Cibercultura, Pesquisa e Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Didática, Currículos: teorias, práticas e políticas, Informática na Educação, Educação Online , EAD.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Eduardo, J. R. de F. M., & Santos, E. (2024). ATOS DE CURRÍCULO SOBRE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA E CIBERCULTURAL NO GOOGLE JAMBOARD. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152571. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2571

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