EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COTIDIANO: DO PARADIGMA MODERNO À ECOLOGIA DOS SABERES

Autores

  • Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo 1. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. SEEDUC-RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0002-9297-1263
  • Milena de Sousa Nascimento 1. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ
  • Isabela Mazza de Lima SEEDUC/RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.
  • Marcelo Paraíso Alves 1.Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, campus Volta Redonda.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.863

Palavras-chave:

educação ambiental, cotidiano, redes de conversações, sociologia das ausências, produção de vídeo.

Resumo

Este artigo é um recorte de um estudo qualitativo desenvolvido no Colégio Estadual Rio de Janeiro (CERJ), em Volta Redonda/RJ, conduzido sob a ótica da Pesquisa com o Cotidiano e a noção de conhecimentos em redes, por meio do mergulho nas redes estabelecidas por estudantes e professores. Neste trabalho objetivamos a investigação das práticas de Educação ambiental desenvolvidas no cotidiano do CERJ. Especificamente, discutimos a influência do paradigma moderno no currículo praticado e narramos a montagem de um mural sobre impactos ambientais e a consequente criação do making off dessa atividade. Os instrumentos usados foram o caderno de campo e as redes de conversações que surgiram nas rodas de conversas e no grupo criado pelos estudantes no Facebook. Os dados produzidos revelaram algumas influências do paradigma moderno evidenciadas na compartimentalização do conhecimento, no enfoque na memorização dos conteúdos e na predominância da percepção conservadora de meio ambiente. Por conta disso, buscamos a aproximação com a Sociologia das Ausências para incentivar a ruptura das práticas com a razão indolente. Movimento que culminou na criação de um making off coletivamente fabricado para dar visibilidade às ações dos sujeitospraticantes e possibilitou a reflexão sobre as práticas educativas, a partir dos diferentes usos e artes de fazer a Educação ambiental no cotidiano do CERJ.

Biografia do Autor

Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, 1. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. SEEDUC-RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Mestrado  em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Programa de Mestrado Profissional do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Dissertação defendida em 11 de maio de 2018.

Pós-graduação Lato sensu em Especialização em Ciências Naturais  e Matemática - IFRJ, Campus Volta Redonda/RJ. Concluída em 2015.

Professora de Biologia Doc. I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ. Desde 2010.

Milena de Sousa Nascimento, 1. Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. Consórcio CEDERJ - Fundação CECIERJ

Doutora em Ecologia. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Atua na Educação a Distância no Consórcio CEDERJ – Fundação CECIERJ.

Isabela Mazza de Lima, SEEDUC/RJ - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.

Mestra em Química Biológica (UFRJ). Bacharel em Biologia (UGB) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ).  Professora Doc. I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, no município de Volta Redonda/RJ.

Marcelo Paraíso Alves, 1.Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA; 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, campus Volta Redonda.

Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Volta Redonda/RJ.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos Científicos