EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COTIDIANO: DO PARADIGMA MODERNO À ECOLOGIA DOS SABERES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.863Palavras-chave:
educação ambiental, cotidiano, redes de conversações, sociologia das ausências, produção de vídeo.Resumo
Este artigo é um recorte de um estudo qualitativo desenvolvido no Colégio Estadual Rio de Janeiro (CERJ), em Volta Redonda/RJ, conduzido sob a ótica da Pesquisa com o Cotidiano e a noção de conhecimentos em redes, por meio do mergulho nas redes estabelecidas por estudantes e professores. Neste trabalho objetivamos a investigação das práticas de Educação ambiental desenvolvidas no cotidiano do CERJ. Especificamente, discutimos a influência do paradigma moderno no currículo praticado e narramos a montagem de um mural sobre impactos ambientais e a consequente criação do making off dessa atividade. Os instrumentos usados foram o caderno de campo e as redes de conversações que surgiram nas rodas de conversas e no grupo criado pelos estudantes no Facebook. Os dados produzidos revelaram algumas influências do paradigma moderno evidenciadas na compartimentalização do conhecimento, no enfoque na memorização dos conteúdos e na predominância da percepção conservadora de meio ambiente. Por conta disso, buscamos a aproximação com a Sociologia das Ausências para incentivar a ruptura das práticas com a razão indolente. Movimento que culminou na criação de um making off coletivamente fabricado para dar visibilidade às ações dos sujeitospraticantes e possibilitou a reflexão sobre as práticas educativas, a partir dos diferentes usos e artes de fazer a Educação ambiental no cotidiano do CERJ.
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Copyright (c) 2018 Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Milena de Sousa Nascimento, Isabela Mazza de Lima, Marcelo Paraíso Alves
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