ATOS DE CURRÍCULO SOBRE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS: UMA EXPERIÊNCIA FREIREANA E CIBERCULTURAL NO GOOGLE JAMBOARD
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2571Palavras-chave:
Direitos sexuais e reprodutivos, Paulo Freire, ciberpesquisa-formação, Google JamboardResumo
Neste artigo narramos uma cocriação freireana e cibercultural realizada no Google Jamboard com estudantes secundaristas matriculados em uma escola pública. A atividade é fruto de uma pesquisa de doutoramento que investigou a tessitura de conhecimentos de direitos sexuais e reprodutivos no cotidiano escolar. O currículo em ato foi forjado nas redes de conversações estabelecidas pelos praticantes dentrofora da escola, em atividades presenciais orientadas pela professorapesquisadora que, leciona o componente curricular de Biologia e em práticas educativas assíncronas implicadas com os pressupostos da educação online, como a autoria, a interatividade e a colaboração. O escopo teórico-metodológico deste trabalho se fundamenta na concepção freireana de educação e na pesquisa-formação na cibercultura, em diálogo com a teoria feminista interseccional. Os dispositivos utilizados foram o caderno de campo, que permitiu o registro das observações e narrativas dos praticantes e a ficha-roteiro que subsidiou a mediação da produção de dados. Considerando-se a legislação vigente que assegura o direito à educação sexual e saúde reprodutiva e o legado de Paulo Freire em favor da Educação em Direitos Humanos, as práticas educativas que mediamos possibilitaram que os praticantes produzissem coletivamente, um material para aprendizagemensino de temas relacionados à reprodução humana e prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, a partir da ressignificação da proposta curricular oficial da rede de ensino.
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