TUTOR EAD E O PROCESSO DE TUTORIA NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: UMA RESENHA CRÍTICA

Autores

  • Maria Isabel Chicó de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Mayara Lopes de Freitas Lima Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) http://orcid.org/0000-0003-0231-3513

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1608

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologia da informação, Educação em rede.

Resumo

A presente resenha tem por objetivo realizar uma análise crítica da obra “Tutor EAD e o processo de tutoria na Universidade Aberta do Brasil”, organizada por Otacílio Antunes Santana e Maria Auxiliadora Padilha, publicado em 2017 pela Blucher Open Access. Trata-se de um livro baseado nas vivências, memórias e narrativas de tutores da Universidade Aberta do Brasil. Na resenha aqui apresentada, foca-se nas quatro partes nas quais a obra é dividida, destacando as análises e reflexões mais importantes apresentadas pelos autores. Na primeira parte, apresenta-se como funciona o processo de tutoria à distância na Universidade Aberta do Brasil. Na segunda parte, o livro busca tratar das vivências, memórias e narrativas do sujeito tutor. Enquanto na terceira parte, o foco se dá nos reflexos da tutoria na educação básica. Por fim, a quarta parte se concentra na interface entre os capítulos. As inquietações e vivências suscitadas na práxis dos autores da obra levam a reflexões fundamentais do processo e contribuem no sentido de dar corpo à alma do Tutor, norteando um espaço de busca e reconhecimento.

Biografia do Autor

Maria Isabel Chicó de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mayara Lopes de Freitas Lima, Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC-UFRPE). Bolsista da CAPES.

 

Referências

SANTANA, Otacílio Antunes; PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Tutor EAD e o processo da tutoria na Universidade Aberta do Brasil. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2017, 105p.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Resenha