A QUÍMICA NO LIXO ELETRÔNICO: PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2019.v10i3.1158

Palavras-chave:

Ensino de Química, Aprendizagem Baseada em Problemas, Produto Educacional.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir da visão de professores de química de uma escola pública estadual, de que forma a problematização do lixo eletrônico, por meio de uma proposta didática pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do Ensino Médio. Para isso, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa e, desse modo, visando responder à pergunta inicial da pesquisa, foram investigados três professores de química do Colégio São Francisco Xavier, no Município de Abaetetuba-PA. Os resultados envolveram a construção de uma proposta de ensino de química, construída com base em Ribeiro (2005), para alunos do primeiro ano do ensino médio, que foi repassada aos professores pesquisados, para que, dessa forma, eles expusessem suas opiniões acerca do referido produto educacional. Os pareceres dos professores foram positivos para as quatro categorias analisadas, isto é, viabilidade; ABP e recursos didáticos; engajamento, autoria, autonomia e conhecimentos específicos. Assim, concluiu-se que a constituição do trabalho foi muito importante para compreender a real importância da ABP para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio.

Biografia do Autor

Débora Quaresma Almeida, Universidade Federal do Pará

Atualmente cursando Mestrado profissional em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará(2005), especialização em EDUCAÇÃO pela FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL(2016) e especialização em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL C HAB. ED. ESPECIAL pela FACULDADES MONTENEGRO(2012). Atualmente é PROFESSOR da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA).

France Fraiha Martins, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2015. Desenvolve pesquisa na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a Educação a Distância e para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI. É membro do grupo de pesquisa de formação de professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática.

Referências

FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigação em Ensino de Ciências. 8, 3, 1-14, 08/2003.

RIBEIRO, L. R. C. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos autores. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade de São Carlos. São Carlos, p. 209. 2005.

SANTOS, C. G. B; GODOY, C. E. C; CORREIA, P. R. M. A aprendizagem baseada em problemas no ensino de química. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), 2008.

SANTOS, W. L. P; MOL, G. de S. Química e sociedade. 2005.

VYGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Edição

Seção

Produto Educacional