A QUÍMICA NO LIXO ELETRÔNICO: PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2019.v10i3.1158Palavras-chave:
Ensino de Química, Aprendizagem Baseada em Problemas, Produto Educacional.Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir da visão de professores de química de uma escola pública estadual, de que forma a problematização do lixo eletrônico, por meio de uma proposta didática pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do Ensino Médio. Para isso, a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa e, desse modo, visando responder à pergunta inicial da pesquisa, foram investigados três professores de química do Colégio São Francisco Xavier, no Município de Abaetetuba-PA. Os resultados envolveram a construção de uma proposta de ensino de química, construída com base em Ribeiro (2005), para alunos do primeiro ano do ensino médio, que foi repassada aos professores pesquisados, para que, dessa forma, eles expusessem suas opiniões acerca do referido produto educacional. Os pareceres dos professores foram positivos para as quatro categorias analisadas, isto é, viabilidade; ABP e recursos didáticos; engajamento, autoria, autonomia e conhecimentos específicos. Assim, concluiu-se que a constituição do trabalho foi muito importante para compreender a real importância da ABP para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio.
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