INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA DA PREFEITURA DO RECIFE: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NA PERIFERIA
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros dados de uma pesquisa de mestrado na qual procuramos identificar a concepção de inclusão digital (ID) de um Projeto desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino do Recife denominado Escola Itinerante de Informática (EII). Neste recorte buscamos identificar a concepção de ID explicitada em notícias veiculadas no Site Oficial da Prefeitura do Recife. Para tal realizamos uma Análise de Conteúdo das mensagens publicadas nessas notícias. Os resultados obtidos demonstram que a concepção de inclusão digital das notícias veiculadas pela Prefeitura do Recife traz a ideia de que o fácil acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação garantirá a inclusão digital e como consequência, a inclusão social. A disponibilidade das ferramentas tecnológicas, garantida pelo fácil acesso e pela democratização do mesmo, é considerada um fator gerador de uma transformação social positiva. Ou seja, quem tem acesso e sabe manusear, está incluído digitalmente e a condição necessária para produzir mudanças sociais é a tecnologia. Deixando claro que inclusão digital é instrumento de inclusão social e que isso só se dá através do acesso às TICs.