INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA DA PREFEITURA DO RECIFE: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NA PERIFERIA

Autores

  • Flavia Barbosa Ferreira de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Auxiliadora Soares Padilha Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

 

O objetivo deste artigo é apresentar os primeiros dados de uma pesquisa de mestrado na qual procuramos identificar a concepção de inclusão digital (ID) de um Projeto desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino do Recife denominado Escola Itinerante de Informática (EII). Neste recorte buscamos identificar a concepção de ID explicitada em notícias veiculadas no Site Oficial da Prefeitura do Recife. Para tal realizamos uma Análise de Conteúdo das mensagens publicadas nessas notícias. Os resultados obtidos demonstram que a concepção de inclusão digital das notícias veiculadas pela Prefeitura do Recife traz a ideia de que o fácil acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação garantirá a inclusão digital e como consequência, a inclusão social. A disponibilidade das ferramentas tecnológicas, garantida pelo fácil acesso e pela democratização do mesmo, é considerada um fator gerador de uma transformação social positiva. Ou seja, quem tem acesso e sabe manusear, está incluído digitalmente e a condição necessária para produzir mudanças sociais é a tecnologia. Deixando claro que inclusão digital é instrumento de inclusão social e que isso só se dá através do acesso às TICs.

Biografia do Autor

Flavia Barbosa Ferreira de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e Técnica-pedagógica da Prefeitura Municipal de Recife.

Maria Auxiliadora Soares Padilha, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2006) pela UFPE.

Downloads

Publicado

2011-02-13

Como Citar

Santana, F. B. F. de, & Padilha, M. A. S. (2011). INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA DA PREFEITURA DO RECIFE: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL NA PERIFERIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 3(2). Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/90

Edição

Seção

Artigos Científicos