PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA CELULAR: O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO TECNOLÓGICO DIDÁTICO EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Janaína Dória Líbano Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Carla Fagundes Felix Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2257

Palavras-chave:

biologia celular, metodologia ativa, tecnologias digitais da informação e comunicação, Instagram

Resumo

A pandemia de Covid-19 interrompeu bruscamente a rotina de várias pessoas ao redor do mundo, trazendo consigo uma série de desafios nas mais diversas áreas da nossa vida. Do ponto de vista educacional, a suspensão das aulas presenciais, diante da incerteza quanto ao final dessa grave crise sanitária mundial, demandou profundas reformulações para que o ensino continuasse acontecendo de forma adaptada e remota. Neste relato de experiência é descrito como se deu o processo didático-pedagógico da disciplina, adequado para o formato de ensino remoto emergencial, em decorrência da pandemia de Covid-19. Os principais objetivos da intervenção foram: ampliar o interesse e participação dos estudantes nas atividades de ensino à distância; facilitar a comunicação e interatividade entre docentes e estudantes, bem como entre os próprios alunos, e promover atividades de aprendizagem colaborativa, como projetos em grupo. Na primeira parte da disciplina, as temáticas foram apresentadas de forma expositiva e assíncrona, através de videoaulas preparadas pelas docentes, além de encontros síncronos periódicos para esclarecer as dúvidas e realizar discussões sobre os conteúdos com os estudantes. Nessa primeira etapa, as avaliações foram realizadas por meio de formulários online individuais, com questões objetivas e discursivas, após cada conteúdo trabalhado. Na segunda parte do componente curricular, foi sugerido aos discentes o desenvolvimento de um projeto, retomando o conteúdo até então trabalhado, utilizando o Instagram, rede social amplamente utilizada e que propicia a troca de saberes e interação. A análise dos resultados alcançados, pelas quatro turmas que vivenciaram o ensino remoto, aponta um desempenho geral melhor nesta segunda atividade avaliativa. Por intermédio da metodologia adotada, os estudantes puderam ser protagonistas na construção, ativa e dinâmica, dos saberes a partir dos conteúdos relacionados à disciplina, organizando, integrando e contextualizando os conhecimentos adquiridos durante esse processo.

Biografia do Autor

Janaína Dória Líbano Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutora em Ciências Biológicas-Fisiologia -IBCCF-UFRJ (2008). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) .Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em bioquímica e fisiologia renais: regulação hormonal da excreção renal de sódio e sua implicação na regulação da pressão arterial. Atua nas seguintes linhas de pesquisa:Atenção Farmacêutica como estratégia de promoção de saúde e Processos de inclusão em situações de risco e vulnerabilidade biopsicossocial.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/7073706906371828

Carla Fagundes Felix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Atualmente atua nos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Bioquímica e Biologia Celular. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). 

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Soares, J. D. L., & Felix, C. F. (2023). PROTAGONISMO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM BIOLOGIA CELULAR: O USO DO INSTAGRAM COMO RECURSO TECNOLÓGICO DIDÁTICO EM PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142257. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2257

Edição

Seção

Relato de Experiência